INOVAÇÃO

Realidade aumentada invade o plano de lavra

A empresa especializada em soluções para mineração, Maptek, lançou o software PerfectDig, desenvolvido para contribuir com o setor. O sistema tem características com potencial para aperfeiçoar empresas desse segmento.

Realidade aumentada invade o plano de lavra

O software chamado PerfectDig, desenvolvido pela Maptek, une modelagem 3D, laser scanner e dispositivos de comunicação portáteis para permitir que a operação de minas monitore com mais eficiência o processo de escavação. Isso pode ser feito comparando-se a superfície com os planos. Isso acrescenta uma nova dimensão, a realidade aumentada no plano de lavra.

O princípio da realidade aumentada (augmented reality) é criar uma nova camada de informação, em tempo real, que auxilia à compreensão do que se está vendo. No caso do PerfectDig, informações da mudança da superfície, alterada pela escavação, pode levar a alterações on line no plano de lavra.

De acordo com a desenvolvedora, fornecedora de soluções para mineração, o programa foi desenvolvido para combinar automaticamente planos de mineração e informações de design que tenham sido criados no Maptek Vulcan.

As informações visuais e espaciais de análises 3D são fornecidas em tempo real para os administradores e a equipe.

O PerfectDig tem a proposta de facilitar a comunicação entre topógrafos, engenheiros de mineração, supervisores e operadores de equipamentos. Os usuários do software têm a opção de acessá-lo por meio de smartphones ou tablets.

O laser scanner Maptek I-Site captura superfícies enquanto a mineração continua, de forma que não há necessidade de parar os equipamentos para realizar a varredura de uma área. O PerfectDig determina automaticamente a localização e registra os dados de varredura geoespacialmente precisos.

Os usuários executam o software em um tablet e podem comparar as superfícies digitalizadas com o desenho do projeto. O PerfectDig também permite que camadas sejam selecionadas para a exibição para facilitar a visualização instantanea de seções detalhadas, fotos, volumes e outros dados.