GERAL

Mineradoras reduzem custos com revestimentos da Metso

Um revestimento de borracha especial da linha Trellex, da Metso, está ajudando algumas mineradora...

Este artigo tem 11 anos. As imagens podem não ser exibidas.

De acordo com a Metso, um outro exemplo de retorno de investimento foi a adoção do revestimento anti-desgaste Poly-Cer, também da linha Trellex. Ele é constituído por material cerâmico como base e cobre ângulos de impacto que outros materiais como aço e borracha não cobrem.

A eficiência da tecnologia foi comprovada em uma mineradora que necessitava reduzir a formação de ”morto” nas paredes do chute de undersize das peneiras primárias. Isso porque a segregação de material úmido reduzia os impactos causados pela queda desse ”morto”, gerava sobrecarga nos transportadores de correias e obstrução no chute de descarga.

Na mina do México, que produz cobre, dois caminhões de 240 toneladas tiveram suas básculas protegidas com revestimento de borracha especial da linha Trellex. O resultado foi a operação ininterrupta dos caminhões por 42 meses, movimentando cerca de 12,2 milhões de toneladas de material.

Um outro caminhão do mesmo porte, operando na mesma situação, usava revestimento de aço e ficou parado para manutenção por 190 horas nesse período. Com a ociosidade, o caminhão deixou de carregar mais de 146 mil toneladas, representando perda de receita de US$ 1,17 milhão.

A Metso é um fornecedor global de tecnologia e serviços aos clientes das indústrias de processos, incluindo mineração, construção, papel e celulose, energia e também de petróleo e gás e conta com cerca de 18 mil profissionais em 50 países ao redor do mundo.