TRATAMENTO E BENEFICIAMENTO

Sistema de transporte sobre trilhos pode substituir correias transportadoras

A Rail-Veyor Technologies desenvolveu um sistema elétrico de transporte de materiais sobre trilhos para o setor de mineração e indústrias agregadas. A tecnologia passou por diversos estudos que a apontaram como mais eficaz e adaptável em relação à correia transportadora.

Sistema de transporte sobre trilhos pode substituir correias transportadoras

O sistema, controlado remotamente, funciona com vagões de duas rodas que operam em gradiente de até 20% e fazem curva em um raio horizontal de 30 metros. De acordo com a empresa canadense, o sistema de transporte tem o potencial para atender a necessidade por maiores capacidades em operações na superfície ou subterrâneas.

“Ao contrário da correia transportadora, o sistema da Rail-Veyor não precisa de estações de transferência. O vagão chega a até 30km/h e pode trocar de velocidade dependendo da situação, um diferencial que a correia transportadora não oferece. O design do nosso sistema é prevenido contra reversões ou derrame de materiais”, disse Pat Fantin, vice-presidente de Serviços Técnicos da Rail-Veyor.

O sistema da empresa canadense não necessita de mão-de-obra para manutenção e possui capacidade de transporte com base no tamanho de trens. Segundo a consultoria Alex Henderson, o sistema é expansível tanto em capacidade quanto em extensibilidade e possui melhor relação de custo e benefício em relação às correias transportadoras.

Um relatório da Deloitte Global Services afirmou que o sistema da Rail-Veyor tem “os mesmos benefícios de uma correia transportadora, mas sem a maioria de suas desvantagens”. Um estudo da Coaltech Transportation disse que o sistema é a única tecnologia que foi competitiva em diferentes cenários propostos para o manuseio de materiais a granel.

“O sistema da Rail-Veyor tem ganhado atenção do setor de mineração, porque fornece flexibilidade no transporte, economia e eficiência energética”, disse Frank Ward, vice-presidente de Marketing da empresa.

TÓPICOS: