SUSTENTABILIDADE

Cinco brasileiras estão entre as 100 Mulheres Inspiradoras da Mineração no Mundo

A organização sem fins lucrativos Women in Mining (WIN) selecionou cinco brasileiras em seu relatório das 100 Mulheres Inspiradoras da Mineração no Mundo, em inglês 100 Global Inspirational Women in Mining Project. Entre elas, estão pessoas da Vale, da Anglo e da BHP.

Cinco brasileiras estão entre as 100 Mulheres Inspiradoras da Mineração no Mundo

Nesta semana, a Women in Mining, organização dedicada a promover o emprego, retenção e o desenvolvimento profissional das mulheres no setor da mineração, listou as cem mulheres Inspiradoras da Mineração no Mundo.

A lista inclui as três brasileiras que trabalham na Anglo American, Ana Maria Nazareth Costa, geóloga; Simone Naciff Frazão, gerente da Operação de Níquel; e Keila Aparecida dos Santos, auxiliar administrativa; Vania Somavilla, diretora executiva de Recursos Humanos, Saúde e Segurança da Vale; e Vanessa Torres, diretora global de Investimentos e Gerenciamento de Valor da BHP Billiton.

As mulheres respondem por 13% da força de trabalho mundial no setor de mineração, segundo pesquisa da consultora global de recrutamento para alta e média gerência Hays. A força de trabalho feminina atua no setor de geologia e engenharia, mas há espaço para aquelas que desejam trabalhar com direito, contabilidade, marketing e área financeira desse setor.

De acordo com o levantamento, há uma disparidade quando são analisados características regionais. Enquanto na América do Norte, o índice de mulheres na mineração chega a 14,7%, na Ásia, esse número não passa de 9%.

O índice tem como objetivo divulgar a contribuição das mulheres na indústria de mineração global, identificar exemplos positivos em todos os cargos hierárquicos, incentivar o debate sobre a diversidade de gêneros entre as empresas e inspirar mulheres a considerar carreiras e oportunidades neste setor. A Women in Mining foi criada em 2006 e hoje possui 1.200 membros, representantes dos mais diversos setores da mineração.