Nova técnica para drenagem de minas é patenteada nos Estados Unidos

O professor Jannie Maree, da Tshwane University of Technology, desenvolveu uma técnica para o tratamento de águas ácidas de minas, problema recorrente, em especial, na África do Sul. Maree propôs a remoção de metais e sulfetos das águas de minas por meio do processo magnésio-bário-hidróxido, conhecido como MBO. O professor recebeu patente dos Estados Unidos pelo processo que pode ser uma solução segura e de baixo custo para o país africano.

O processo MBO é capaz de produzir água com níveis baixos de sódio e cloro, de forma que o líquido torna-se potável. Em laboratório, os testes com águas de minas de carvão e de ouro obtiveram sucesso.

O trabalho de Maree visa, também, gerar lucro com a venda dos produtos resultantes do processo MBO. Enxofre, carbonato de cálcio e, em alguns casos, metais e hidróxido de magnésio podem ser vendidos após o processo. A África do Sul, por exemplo, importa enxofre, que poderá ser obtido por meio do processo patenteado por Maree.

A drenagem de ácidos é, em grande parte, água ácida, que normalmente contém alta concentração de metais, sulfetos e sais de mineração. Esse escoamento de ácidos dissolve metais pesados como cobre, chumbo e mercúrio no solo e nas águas de superfície ameaçando a saúde de rios e perturbando o crescimento e reprodução de organismos aquáticos. Em um país sem muitos recursos freáticos como a África do Sul, esses fatores representam um problema significativo.

O problema de águas ácidas de minas no país africano ocorre desde a década de 1950. À medida que as minas do país foram fechadas, os túneis criados pela mineração se encheram com águas de bombeamento interrompido e águas acumuladas.

No ano passado, o presidente da África do Sul, Jacob Zuma, anunciou um investimento de US$ 25 milhões nos próximos dois anos para tratar a drenagem de ácidos das minas em Witwatersrand, área extremamente explorada na região metropolitana de Joanesburgo, província de Gauteng.

topics

loader