PRODUÇÃO

Mina da Nexa está entre as 10 maiores minas de zinco do mundo

A Fitch Solutions Macro Research prevê, em relatório publicado nesta semana, que a produção global primária de zinco aumente 3,5% em 2018, para 13,7 milhões de toneladas, e suba para 16,8 milhões até 2027.

 10 maiores minas de zinco do mundo

10 maiores minas de zinco do mundo

Globalmente, a produção de zinco extraído continua a crescer nos próximos anos, à medida que os preços elevados incentivam as mineradoras a reiniciar a capacidade ociosa e novas minas-chave entrarem em operação, de acordo com o relatório.

O documento traz perspectivas para a produção global de zinco e enfoca as análises de tendências do setor na Austrália, Canadá, Peru, China, EUA, Cazaquistão, México, Namíbia, Índia e Irã.

A perspectiva global de mineração de zinco também identifica as dez maiores minas de zinco em volume de produção. A Índia abriga a maior mina de zinco e chumbo do mundo: Rampura Agucha, da Vedanta Resources.

Em segundo lugar vem a mina de zinco Red Dog, que fica no Alasca, nos Estados Unidos, e pertence à Teck Resources. Em terceiro lugar vem a mina de Antamina, no Peru, que pertence à mineradora Antamina, que tem como principais sócios a BHP e a Glencore, com 33,75% cada um, seguidos da Teck, com 22%.

Em quarto lugar, está a mina Mount Isa, na Austrália, que é da Mount Isa Mines, empresa que pertence à Glencore, desde 2013. Na quinta posição, vem a mina polimetálica Penasquito, da GoldCorp no México.

A mina polimetálica San Cristobal, na Bolívia, ocupa a sexta posição e pertence ao grupo japonês Sumitomo Corporation. Em sétimo lugar, vem a mina McAurthur River, na Austrália, que é da Glencore.

A mina Cerro Lindo, da Nexa Resources, antiga Votorantim Metais, fica no Peru e ocupa a oitava colocação. Em seguida, vem a mina Tara, na Irlanda, que pertence à Boliden. E, fechando a lista, em décimo lugar, está a mina Skorpion, na Namíbia, que é da Vedanta.

O relatório prevê que a produção de zinco na China ficará estagnada devido ao declínio nos níveis de minério e às regulamentações ambientais cada vez mais rigorosas. A China continuará sendo um participante fundamental na produção global de minas de zinco.

No mesmo relatório, o Brasil aparece na lista dos maiores projetos de zinco em construção, com o empreendimento Aripuanã, da Nexa Resources, no Mato Grosso. O projeto tem investimento estimado em US$ 354 milhões e início previsto para 2020. Com informações da Fitch.