Eagle Star divulga resultados de sondagem do projeto Bonfim

A Eagle Star divulgou, nesta quarta-feira, novos resultados do programa de sondagem do alvo Santiago, no Projeto Bomfim, em Tocantins. O furo STW-RC-08 encontrou interseção de 19 metros com teor de 16,48% de P2O5, incluindo uma interseção de 11 metros com teor de 21,72% de P2O5 e outra interseção de 5 metros de teor de 26,08% de P2O5.
Eagle Star divulga resultados de sondagem do projeto Bonfim Eagle Star divulga resultados de sondagem do projeto Bonfim Eagle Star divulga resultados de sondagem do projeto Bonfim Eagle Star divulga resultados de sondagem do projeto Bonfim Eagle Star divulga resultados de sondagem do projeto Bonfim

Santiago é uma antiga propriedade da Vale que faz fronteira com o depósito Canabrava da MBAC Fertilizantes, um dos maiores e mais ricos em rocha fosfática com alto teor de P2O5. O local está entre os nove alvos já identificados pela Eagle Star para sediar a mineralização de alto teor na superfície dentro do Projeto Bomfim.

Nos meses de novembro e dezembro de 2013, a companhia divulgou uma série de resultados de sondagens significativas dentro do alvo Santiago. Os furos da área de STP estão localizados a aproximadamente 250 metros da MBAC, confirmando que a mineralização Canabrava localizada na propriedade da MBAC se estende para o alvo Santiago.

"Os resultados recebidos até agora de Santiago demonstram notável espessura e bons teores. Coletivamente, eles confirmam a singularidade desta oportunidade e seu enorme potencial. Uma descoberta dessa magnitude no coração de uma das maiores regiões agrícolas do mundo, onde a deficiência de fertilizante é muito alta, sujeita a tornar-se um elemento importante para ajudar a resolver a dependência dos agricultores locais sobre as importações estrangeiras", afirmou Paulo Roberto Amorim, assessor sênior de exploração da Eagle Star.

O depósito Canabrava contém 20,4 Mt indicado com um teor médio de 5,53% de P2O5 e 3,7 Mt inferido com teor médio de 4,94% de P2O5, conforme relatório técnico da MBAC divulgado em março de 2013. Os furos no domínio STW estão localizados a cerca de 1,5 km a nordeste da área de STP.

O programa de sondagem de circulação reversa (RC) para o alvo Santiago está previsto para um total de 160 furos. Em 2013, foram concluídos os resultados de 23 furos.

Os furos foram identificado por meio de mapeamento detalhado sobre uma área mínima de 600 x 300 metros. A determinação de P2O5 foi feita pelo método XR55L do laboratório de análises de materiais Intertek, em São Paulo, que preparou a amostra com uma fusão de tetraborato de lítio, seguido por análise de XRF.

Os intervalos mais longos foram calculados usando teor de corte de 2,2% de P2O5, permitindo intervalos fechados com uma ou duas amostras abaixo do teor de corte, incluindo uma combinação de fosforita e siltitos mineralizados. A Eagle define a mineralização de alta qualidade considerando teores iguais ou maiores que 10% de P2O5.

A Eagle Star Minerals é uma mineradora canadense que atua no desenvolvimento, exploração e aquisição de oportunidades de fosfato no Brasil. Além de Bomfim, a empresa controla o projeto Ruth e o projeto Samba, ambos no Estado do Piauí.

topics

loader