OUTROS

International Goldfields detalha processo de amostragem do projeto Ouro Paz

A International Goldfields divulgou, em comunicado ao mercado, na terça-feira (31), novas informações sobre o estudo inicial e sobre a estimativa inicial de recursos minerais do projeto de ouro Ouro Paz, no Mato Grosso. Entre as informações, a mineradora declara que 38% da estimativa dos recursos medidos e dos recursos inferidos suportam as premissas do estudo inicial.

International Goldfields detalha processo de amostragem do projeto Ouro Paz

Em 19 de dezembro, a International Goldfield anunciou que os recursos medidos estimados são de 281 mil onças de ouro contidas em 3,4 milhões de toneladas, com 2,55g/t de ouro, e os recursos inferidos estimados são de 409 mil onças de ouro contidas em 5,1 milhões de toneladas, com 2,48 g/t de ouro.

Amostras da sondagem adamantada e da sondagem de circulação reversa foram enviadas para um laboratório independente para serem analisadas. O teor de corte inferior de 0,5 gramas por tonelada de ouro foi usado na estimativa inicial de recursos minerais, com base nas considerações econômicas preliminares do projeto, realizadas pela Coffey, responsável pelo estudo inicial do projeto.

Essas considerações levaram em conta os métodos de mineração utilizados na cava a céu aberto, custos de processamento para um corpo maior de sulfureto na mineralização, recuperações metalúrgicas favoráveis por meio de métodos utilizando cianeto e o preço do ouro estipulado em US$ 1 mil por onça.

Um teor de corte superior foi aplicado na estimativa de recursos, com base na análise de valores anômalos, que utilizou gráficos de estatísticas exploratórias (em inglês, EDA) e de probabilidade dos níveis de amostras compostas em escala logarítmica. A Coffey utiliza um método conhecido como Cap, que tem como base o software Isatis 2013.

O valor do Cap foi definido por meio da checagem das mudanças na distribuição definida pelos gráficos de probabilidade e mudanças de tendência no alinhamento dos gráficos EDA dos níveis das amostras. Utilizando essa análise como referência, um teor superior de corte de dez gramas por tonelada de ouro foi aplicado à amostras de alto teor em materiais de óxido e, dessa forma, as amostras de alto teor de sulfeto foram cortadas para 40 gramas por tonelada de ouro.

Um estudo inicial adicional vai investigar se o projeto tem potencial para produzir mais que as 50 mil onças de ouro por ano estimadas para 2014. Estudos geológicos vão identificar no site a possibilidade de extensões e continuações da mineralização das áreas de prospecto.

O projeto Ouro Paz fica na província mineral Alta Floresta, ao norte do Estado de Mato Grosso. A International Goldfields detém 93% da Latin Gold, empresa privada com sede no Reino Unido, que é parte da joint venture Ouro Paz Mineradora junto com o fundo Biogold.

TÓPICOS: