De acordo com a desenvolvedora, o conceito do produto partiu da necessidade de proporcionar mais segurança aos motoristas de veículos de mineração no que diz respeito à visibilidade. Os caminhões, em geral, possuem cabines pequenas e não proporcionam boa visibilidade aos motoristas. O TrackingRadar foi criado para auxiliar os motoristas a identificar todos os objetos que estão próximos ao caminhão.
A ideia da Safemine é que as mineradoras utilizem o TrackingRadar em conjunto com o Collision Avoidance System, também desenvolvido pela empresa. Juntos, os dois sistemas possuem algarítimos baseados em riscos para diferenciar obstáculos que podem levar a colisões e obstáculos que não representam situações de perigo.
O alcance de detecção do TrackingRadar é de até 30 metros e segmentado em várias zonas para melhorar a performance e reduzir os alertas de perigo em situações desnecessárias. O sistema tem duas funções principais: alerta de tráfego e evitar colisões com bases no rastreamento de objetos.
A função de alerta de tráfego avisa o motorista que um obstáculo está próximo, indicando a distância e a localização dos obstáculos. Para evitar colisões, o Tracking Radar monitora o movimento do objeto dentro da área de detecção e calcula quando o veículo está em rota de colisão ou não.
O TrackingRadar detecta veículos, obstáculos fixos, como rochas, instalações ou pessoas, por meio dos algoritmos baseados em riscos para evitar alertas desnecessários. O produto pode detectar simultaneamente a presença de vários objetos. Segundo a Safemine, o Tracking Radar pode ser configurado para as condições específicas de determinado site de mineração, no que diz respeito a alcance de detecção do radar e velocidade.