Marco de sondagem da Core Case feito a partir de resíduos de ações ambientais

Projeto We Nature que transforma o lixo em produto garante reconhecimento ambiental para a Core Case

Marco de sondagem da Core Case feito a partir de resíduos de ações ambientais Marco de sondagem da Core Case feito a partir de resíduos de ações ambientais Marco de sondagem da Core Case feito a partir de resíduos de ações ambientais Marco de sondagem da Core Case feito a partir de resíduos de ações ambientais Marco de sondagem da Core Case feito a partir de resíduos de ações ambientais

CORE CASE

A empresa brasileira-canadense Core Case recebeu neste 29 de novembro, na sede da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), em Florianópolis, o Prêmio Fritz Müller, concedido pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA). Nesta 23º edição, a Core Case venceu o concurso na categoria "Projetos Socioambientais" com o projeto We Nature. A premiação reconhece empresas e organizações que desenvolvem ações que vão além da legislação ambiental e que resultam em benefícios para o desenvolvimento sustentável no Estado. Neste ano, 88 iniciativas foram avaliadas em 12 categorias.

O projeto We Nature é realizado pela Core Case, patrocinadora da iniciativa, em parceria com a ONG Eco Local Brasil. Voluntários e outras instituições identificadas com a causa ambiental participam dos mutirões de limpeza em praias do Litoral Sul do país. "Antes de todas as ações, explicamos aos participantes como será a atividade, reforçamos o impacto destes resíduos na natureza, distribuímos luvas e sacos de lixo e damos instruções para a coleta", diz Filipe Pedroso de Oliveira, coordenador da Eco Local Brasil.

Todo o material recolhido durante as ações é pesado e separado. A maior parte acaba sendo encaminhada para reciclagem. Mesmo o que seria descartado em aterros sanitários, ganhou novo destino. "O We Nature trouxe um avanço em relação a outros projetos de recolhimento de resíduos. E isso é muito interessante! Depois da separação, os materiais considerados não-recicláveis agora também são aproveitados como matéria-prima para produtos ecológicos, como mesas, bancos e vasos de planta", diz Eduardo do Rosário, gerente de Marketing da empresa.

A Core Case produz artigos reciclados para o setor de mineração há mais de dez anos e há quase três anos lançou uma linha de roupas e acessórios voltados à sustentabilidade. A própria empresa desenvolveu os produtos ecológicos feitos a partir dos resíduos recolhidos nos mutirões. O CEO da Core Case, Daniel Bortowski, acredita que o sucesso do projeto se deve à união de propósitos. "Do encontro com a Eco Local Brasil nasceu este projeto. Uma iniciativa que está alinhada à filosofia da nossa marca, que é de ajudar a repensar as nossas escolhas para construir um planeta mais sustentável", destacou.

O Prêmio Fritz Müller é o principal reconhecimento ambiental do estado de Santa Catarina. O nome é uma homenagem ao famoso naturalista alemão Johann Friedrich Theodor Müller, que viveu em Santa Catarina por 45 anos. Na edição deste ano, a premiação também reconheceu iniciativas ambientais da Epagri, Portobello, Cooperativa Aurora, Whirlpool, BMW do Brasil, GDC Alimentos S.A (Gomes da Costa), Schulz Compressores, RPPN Catarinense e Escola da Fazenda.

Para o diretor da Core Case, Flávio Ramos, a premiação traz visibilidade às empresas que já assumiram um compromisso com a sustentabilidade em Santa Catarina. "O Prêmio Fritz

Muller mostra aos consumidores que existem marcas realmente comprometidas em reduzir os danos ao meio ambiente. Estamos orgulhosos por ser parte deste grupo e assim poder inspirar outros negócios a implementarem as suas próprias ações", afirmou. No começo do mês de novembro, a empresa também recebeu o Prêmio Plástico Sul de Sustentabilidade e Inovação, que reconhece empresas com investimentos em pesquisa e desenvolvimento de produtos e processos dentro da cadeia produtiva do plástico nos três estados da Região Sul. A Core Case venceu na categoria Produção Limpa.

Quem foi Fritz Müller

Naturalista, botânico e professor de matemática e ciências naturais teuto-brasileiro, Fritz Müller nasceu na Alemanha em 1822 e migrou para o Brasil em 1848. O pesquisador morou na Colônia Blumenau (atual Blumenau/SC) e em Desterro (Florianópolis/SC), onde desenvolveu pesquisas relevantes no campo da botânica e da zoologia. Os estudos dele ajudaram a comprovar a Teoria da Evolução das Espécies, proposta pelo inglês Charles Darwin, de quem se tornou amigo e colaborador científico.

Sobre a Core Case

A Core Case é uma companhia brasileira-canadense com 12 anos de existência, consolidada no mercado de mineração como fornecedora de cases e acessórios de material reciclado e reciclável para as mais importantes marcas do setor. A empresa possui escritório no Canadá, três escritórios no Brasil e está em processo de expansão para outros países Sul-americanos. A planta de produção em Araquari/SC tem Certificação Lixo Zero conferida pelo Instituto Lixo Zero Brasil com validação Zero Waste International Alliance (Aliança Internacional Lixo Zero). A Core Case também realiza ações que favorecem o desenvolvimento de projetos ligados à governança corporativa, sustentabilidade ambiental e social. Integram o grupo as marcas Core Case Collection, linha de vestuário e acessórios sustentáveis, e a Core Case Tech, um sistema completo e inovador para o gerenciamento de testemunhos de sondagem.

category-img

HEAD OFFICE:

SOCIAL MEDIA:

topics

loader
category-img

HEAD OFFICE:

SOCIAL MEDIA: