GERAL

EXECUTIVOS: Crusader contrata ex-Vale para liderar gestão de projetos no Brasil

Leia na coluna Executivos de hoje: Usiminas define presidente e diretor temporários; Ricardo Carv...

Este artigo tem 10 anos. As imagens podem não ser exibidas.

Crusader contrata ex-Vale para liderar gestão de projetos no Brasil

A Crusader Resources contratou o ex-executivo Sênior da Vale, Júlio Ferreira, para gerenciar sua equipe de gestão de projetos no Brasil. Com mais de 35 anos de experiência no setor de mineração, Ferreira passou ainda pela MMX, como gerente-geral de Desenvolvimento; Cadam, onde ocupou a gerência de Operações; e Minerações Brasileiras Reunidas (MBR), como gerente-geral do complexo Pico. Na Vale, o executivo trabalhou como gerente Sênior de Meio Ambiente.

"Júlio possui uma excelente experiência e trabalhou para algumas das mais importantes empresas brasileiras, incluindo a Vale. Ele agregará uma enorme riqueza de conhecimento e experiência para a equipe da Crusader no Brasil”, afirmou Rob Smakman, diretor administrativo da Crusader.

Usiminas define presidente e diretor temporários

Após demitir seu presidente e outros dois diretores, na última sexta-feira (26), a Usiminas divulgou o nome dos substitutos aos cargos, em caráter temporário. Romel Erwin de Souza foi eleito novo presidente e diretor industrial, substituindo, respectivamente, Julián Eguren e Marcelo Chara. Souza vai acumular as funções com seu cargo de vice-presidente de Tecnologia e Qualidade da companhia.

Ronald Seckelmann foi o executivo nomeado para assumir a diretoria de subsidiarias, substituindo Paolo Basseti. Seckelmann passa a acumular a função com o cargo de vice-presidência de Finanças e Relações com Investidores da siderúrgica.

Ricardo Carvalho deixa a presidência do Conselho da Vale na Indonésia

Os acionistas da Vale na Indonésia aprovaram, em Assembleia Geral Extraordinária realizada no dia 25 de setembro, a nomeação de Jennifer Maki como presidente do Conselho de Administração. A executiva vai substituir Ricardo Carvalho, que ocupava o cargo desde fevereiro de 2012. A empresa nomeou Stuart Harshaw para assumir o lugar deixado por Maki no Conselho.

Ao longo de mais de 30 anos de carreira, Carvalho passou também pelo Grupo Votorantim, onde foi diretor de Negócios de Níquel. Na Vale, o executivo passou pela diretoria de Metais Básicos para Ásia e África e pela diretoria global de Alumínio. Antes de assumir o Conselho da mineradora, Carvalho era chefe de operações da Vale na Indonésia e Nova Caledônia.

Electra Gold tem novo presidente

A canadense Electra Gold nomeou John Costigan para o cargo de presidente da empresa. O executivo, que ocupava a vice-presidência de Desenvolvimento Corporativo da Western Potash desde 2007, tem mais de 30 anos de carreira, passando pelas áreas de Vendas e Marketing em setores como mineração, alimentos e papel e celulose. Durante esse período, foi responsável por projetos no Brasil, Tailândia, Alemanha e América do Norte.

"A experiência de Costigan no mercado de capitais e na indústria de mineração representa um passo positivo para a Electra e seus acionistas”, afirmou Jo Shearer, CEO da Electra. Costigan substituirá Ron Savelieff, que renunciou ao cargo recentemente.