GERAL

CURTAS: CEO da Anglo afirma estar preocupado com o mercado de minério de ferro

Leia nas Curtas de hoje: Venezuela tem novo ministro para mineração; Metso realiza treinamento para software de simulação de processos de britagem; Água de cavas desativadas no interior de SP pode abastecer municípios.

CURTAS: CEO da Anglo afirma estar preocupado com o mercado de minério de ferro

CEO da Anglo afirma estar preocupado com o mercado de minério de ferro

O CEO da Anglo American, Mark Cutifani, disse estar "preocupado" com a perspectiva do mercado de minério de ferro, em meio à forte queda nos preços do produto e sinais de que o excesso de oferta não vai diminuir no curto prazo. Cutifani afirmou que a mineradora vai dar continuidade ao projeto Minas-Rio no Brasil, que está bastante atrasado, e deve fazer sua primeira entrega de minério ainda este ano. "Há muita oferta nova [de minério de ferro] e isso vai afetar os lucros", disse.

Venezuela tem novo ministro para mineração

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, nomeou ontem (2) Asdrubal Chávez como ministro do Ministério de Petróleo e Mineração. Asdrubal é sobrinho de Hugo Chávez e ex-vice-presidente da estatal petroleira PDVSA. Ele substituirá Rafael Ramírez, que ficará responsável pela chancelaria venezuelana. As trocas no governo fazem parte do "Sacudón" (sacudida, em tradução livre), o pacote de medidas para recuperar a economia do país. Maduro determinou ainda mudanças em cerca de 12 ministérios e defendeu "revoluções" em cinco áreas: Economia, Conhecimento, "Missões Socialistas", Política do Estado e "Socialismo Territorial". O setor de mineração representa 96% da economia da Venezuela.

Metso realiza treinamento para software de simulação de processos de britagem

A Metso realizou um workshop com 50 profissionais do setor de mineração, em Belo Horizonte, para uso do software Bruno, utilizado nas simulações de processos de britagem. “O software é uma ferramenta valiosa para evitar erros nos processos de planejamento da britagem, reduzindo a possibilidade de desempenhos ruins ou de processos pouco operacionais nas plantas”, disse o instrutor do treinamento, Toshihiko Ohash, que é gerente de aplicação de sistema de britagem da Metso para a América do Sul. O Bruno permite aos usuários simular plantas de britagem em projetos greenfield, projetos de expansões e otimização de plantas de britagem existentes. O software aponta fatores que podem afetar o desempenho do processo.

Água de cavas desativadas no interior de SP pode abastecer municípios

Os municípios da região de Campinas, no interior de São Paulo, estão buscando em lagos e cavas de mineração desativadas uma alternativa de abastecimento de água. Por meio de imagens de satélites, o Consórcio das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ) mapeou 119 áreas com potencial para suprir a escassez hídrica na região, a pior nos últimos 84 anos. O levantamento apontou, até o momento, a existência de 61 cavas e 58 pequenos reservatórios. "Agora, vamos fazer um sobrevoo para identificar e confirmar a existência dessas cavas e reservatórios e discutir como elas podem ser aproveitadas", disse o coordenador do projeto, José Cezar Saad. Os municípios de Cordeirópolis e Saltinho já estão usando água de cavas de mineração desativadas para suprir o abastecimento público. Ao todo, a região abrange 76 cidades, onde vivem 5 milhões de pessoas.