Este artigo tem 11 anos. As imagens podem não ser exibidas.
Faturamento da indústria extrativa de Minas Gerais cai 24,3%
O faturamento de Minas Gerais em abril foi o menor dos últimos quatorze meses, e o terceiro pior dos últimos três anos, de acordo com a pesquisa Indicadores Industriais, divulgada ontem (10) pela Federação das Indústrias de Minas Gerais. A queda de 14,1% do faturamento geral foi motivada, principalmente, pela queda de 24,3% da indústria extrativa. “No acumulado do ano, o recuo da indústria extrativa é de 12,46%, em função da diminuição das exportações e da queda nos preços internacionais. Leia-se aí estoque elevado de minério na China. Com isso, a demanda do país asiático cai e joga os preços para baixo. O que temos, portanto, é a especulação chinesa no mercado mundial’, disse Lincoln Gonçalves, presidente do Conselho de Política Econômica e Industrial. Além do faturamento, a indústria mineira recuou nos itens horas trabalhadas, com menos 6,17%; utilização da capacidade instalada, com queda de 0,74%, e emprego, que diminuiu 0,25% na comparação com abril do ano passado.
Museu de Ciência da Terra recebe exposição sobre Geofísica
O Museu de Ciência da Terra, no Rio de Janeiro, inaugurou na última sexta-feira (06) a exposição “O que é Geofísica?”. A mostra apresenta experimentos idealizados e montados na Universidade Federal do Pará, que demonstram várias aplicações da geofísica no mundo moderno. A instalação recebe o apoio do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e da Sociedade Brasileira de Geofísica (SBGf). “A gente quer atrair o interesse das pessoas para serem futuros profissionais nas áreas de geofísica e geociências.” disse Francisco Aquino, presidente da SBGf. O evento contou com a participação da chefe da Divisão de Geofísica, Maria Laura Azevedo. A exposição ficará aberta de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h.
Presidente do CPRM recebe homenagem do Ministério da Defesa
O diretor-presidente do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Manoel Barretto, recebeu uma Ordem do Mérito da Defesa, na última segunda-feira (9), do Ministério da Defesa, em Brasília. A homenagem se deu pelos serviços de cartografia realizados na região amazônica, em parceria com o Exército e a Marinha. O evento contou com a presença do ministro da Defesa, Celso Amorim, autoridades civis e militares. A Ordem do Mérito da Defesa homenageia, desde 2002, personalidades brasileiras ou estrangeiras que prestaram relevantes serviços às Forças Armadas.
Vazamento de gás em mina de carvão na China mata dez pessoas
Dez pessoas morreram hoje (11) devido a um vazamento de gás na mina de carvão Xinhua, na província de Guizhou, sudoeste da China. Cerca de 130 pessoas estavam trabalhando na mina subterrânea de carvão no momento do acidente. A mina é de propriedade da Guizhou Hualong Coal Industry. Há uma semana, ocorreu um acidente semelhante na mina de carvão Yanshitai, também na China. O governo chinês anunciou, em maio, que pretende fechar mais de 2 mil minas de carvão de pequena escala até 2015. O objetivo é melhorar as questões de segurança e poluição do país. As informações são da agência de notícias Xinhua.

