GERAL

CURTAS: Investigação, Itabira, Moçambique, Conferência

Leia nas Curtas de hoje: Polícia Federal investiga licença de extração concedida ao filho do gove...

Este artigo tem 11 anos. As imagens podem não ser exibidas.

Polícia Federal investiga licença de extração concedida ao filho do governador do MT

A Polícia Federal está investigando uma licença para extração de metais preciosos, emitida pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), ao empresário Rodrigo da Cunha Barbosa, filho do governador do Mato Grosso, Silval Barbosa (PMDB), como parte da Operação Ararath. A licença, de nº 307888/2013, autoriza Rodrigo a extrair “minérios de metais preciosos” em uma fazenda, chamada “Rancho T”, no município de Nossa Senhora do Livramento. A Licença de Operação (LO) tem validade até 23 de novembro de 2016 para extração de ouro. No documento, datado de 2012, a “Rancho T” consta como sendo de propriedade de Antônio Joaquim Moraes Rodrigues Neto, conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Mas a região pertence à empreiteira Trimec, que presta serviços ao Governo do Estado e também está sendo investigada pela Operação Ararath.

Itabira pode ganhar maior distrito industrial de MG

A prefeitura de Itabira negocia a aquisição de um terreno de 330 mil hectares para instalar o que seria o maior distrito industrial do Estado. A expectativa é sejam implantadas empresas de diferentes segmentos no local, reduzindo a dependência econômica do município da atividade mineradora. A Vale foi criada em Itabira, em 1942, e continua como carro-chefe da economia. O distrito, que possui capacidade para 62 empresas já tem 53 corporações instaladas. “A diversificação econômica é necessária para fortalecer a economia da cidade” disse o vice-prefeito de Itabira, Reginaldo Calixto de Oliveira. Na avaliação do diretor do Departamento de Ferrosos da Região Sudeste da Vale, Antônio Padovezi, a mineradora é parceira do município no processo de diversificação econômica. “A Vale apoia o município na atração de outras empresas. Nossa intenção é a de que, no futuro, a Vale seja apenas mais uma grande empresa em Itabira”, disse.

Kingho Moçambique recebe concessão para exploração de carvão mineral por 25 anos

A empresa Kingho Moçambique recebeu concessão para a exploração de carvão mineral no distrito de Moatize, província de Tete, por 25 anos. A empresa é parceira da chinesa Kingho Investiment. No acordo com o Ministério de Recursos Naturais de Moçambique, as empresas comprometem-se a executar um projeto para o financiamento, construção, exploração da mina de carvão e instalação de estruturas para processamento em Moatize. “A empresa chinesa opera em Moçambique desde 2010, quando iniciou a prospecção deste minério e, uma vez constatada a existência na zona de Marara, a Kingho Investiment convidou empresas nacionais para se juntarem ao projeto”, disse a ministra de Recursos Naturais, Esperança Bias.

Conferência Natural Resource Charter terá transmissão on-line

A conferência anual do The Natural Resource Governance Institute (NRGI), que será realizada nos dias 12 e 13 de junho na Universidade de Oxford, terá transmissão on-line. O evento com conta mais de 150 participantes. Entre os temas da conferência estão as discussões de políticas governamentais sobre o setor de extração, a criação de bons negócios no setor de recursos naturais e a importância de dados e estatísticas governamentais. A NRGI é uma instituição internacional que auxilia nas políticas e ações governamentais das áreas de recursos minerais.