GERAL

CURTAS: PIB, Citi, Aquila, CRM

Leia nas Curtas de hoje: JPMorgan prevê menor crescimento do PIB brasileiro em 2014; Candiota pod...

Este artigo tem 11 anos. As imagens podem não ser exibidas.

J.P. Morgan prevê menor crescimento do PIB brasileiro em 2014

Os analistas do banco J.P. Morgan afirmaram, na segunda-feira (16), que está prevista uma queda de 1,3% para 1,1% no crescimento do PIB do Brasil em 2014. A instituição financeira reduziu, de 1,2% para 0,3%, sua estimativa para o crescimento econômico brasileiro no segundo trimestre deste ano. “Neste ano, a luz do fim do túnel tem sido os desempenhos da agricultura, do petróleo e da mineração”, afirmaram os analistas. O banco destacou como causadores da queda as condições mais difíceis de crédito. A previsão foi motivada pelos dados de abril, que foram abaixo do esperado, e as incertezas causadas pela diminuição de dias úteis devido à Copa do Mundo.

Analistas do Citi recomendam venda das ações da CSN

Somente a CSN recebeu recomendação de venda dos analistas do Citi, enquanto Vale, Usiminas e Gerdau tiveram recomendação de compra, durante reunião das empresas com analistas do Citi ontem (17). Segundo os representantes do Citi, a Vale está confiante que a maioria dos produtores chineses podem manter os preços do minério de ferro por menos de US$ 100/tonelada, por, no máximo, mais seis meses e as expectativas sobre a Usiminas são de estabilidade. Já o segundo semestre no mercado de aço pode ser mais complicado por conta das fracas condições em setores-chave. Quanto a Gerdau, os analistas afirmaram que a empresa está mais otimista em relação aos resultados no curto prazo, com crescimento de vendas em cerca de 5% no próximo trimestre.

Baosteel próxima de adquirir projeto da Aquila

A empresa chinesa Baosteel anunciou hoje (18) que está perto de adquirir um projeto de minério de ferro na Austrália, que pertence a Aquila Resources. No dia 13 de junho a empresa confirmou que a proposta de US$ 13,1 bilhões pela aquisição da empresa australiana seria mantida, mesmo que o grupo de mineração e construção Mineral Resources tenha negociado por valores superiores. O diretor-executivo da Aquila, Tony Poli, disse que intenção é aceitar a oferta da Baosteel.

Candiota pode receber novo projeto de mineração

A cidade de Candiota, no Rio Grande do Sul, pode receber uma nova mina. Representantes da Companhia Riograndense de Mineração (CRM) receberam, na terça-feira (10), o grupo de trabalho que estuda o projeto, próximo à área onde está prevista a construção de usinas termelétricas. A decisão final da contratação do projeto vai partir do leilão de energia A-5, marcado para 12 de setembro deste ano pelo Ministério de Minas e Energia (MME). “Nossa posição como possível fornecedora de carvão já começa a ficar clara” disse o superintendente de engenharia da CRM, João Batista Casanova. No leilão de energia A-5 dois projetos já estão inscritos, o da Eneva, com a UTE Seival de 600 MW, e da Tractebel Energia, com a UTE Pampa de 300 MW.