CURTAS: Mato Grosso do Sul quer exportar mais minério de ferro para Argentina

Leia nas Curtas de hoje:Deputados do ES querem explicações sobre vazamento de efluentes da Vale; Serra Leoa aprova projeto de 6 Mtpa de minério de ferro.
CURTAS: Mato Grosso do Sul quer exportar mais minério de ferro para Argentina CURTAS: Mato Grosso do Sul quer exportar mais minério de ferro para Argentina CURTAS: Mato Grosso do Sul quer exportar mais minério de ferro para Argentina CURTAS: Mato Grosso do Sul quer exportar mais minério de ferro para Argentina CURTAS: Mato Grosso do Sul quer exportar mais minério de ferro para Argentina

Sondagem em Marampa

Deputados do ES querem explicações sobre vazamento de efluentes da Vale

A Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo decidiu, na terça-feira (12), que irá convidar o secretário estadual de Meio Ambiente, Aladim Fernando Cerqueira, e a diretora-presidente do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), Andrea Pereira Carvalho, para prestarem esclarecimentos sobre a licença de operação (LO) da Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) da Vale no porto de Tubarão. A decisão foi motivada pelo vazamento de minério e outros contaminantes pela mineradora no início deste mês, que atingiram Praia Mole, Carapebus e, provavelmente, outros balneários da Serra, em um volume ainda não mensurado pelos órgãos ambientais, causando impactos à biodiversidade marinha local. Aladim e Andrea devem comparecer à reunião da Comissão que acontece na próxima terça-feira (19), às 13h30. Com informações da imprensa local.

Mato Grosso do Sul quer exportar mais minério de ferro para Argentina

O governador do Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja; o secretário de Desenvolvimento Econômico, Jaime Verruck; e o secretário de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel se reuniram com o cônsul-adjunto da Argentina em São Paulo, Gabriel Rivera, para tratar de projetos econômicos entre o Estado e o País do Mercosul. O governo estadual quer aumentar as exportações de minério de ferro, soja e milho para a Argentina. O país é o segundo parceiro comercial mais importante do Estado, ficando atrás somente da China. "Nós temos ainda um perfil de exportação muito restrito, pois 90% de nossas vendas são de minério de ferro. Hoje exportamos minério e soja, e nossa ideia é aumentar essa exportação, acrescentando o milho", diz Verruck. As informações são do portal A Crítica.

Serra Leoa aprova projeto de 6 Mtpa de minério de ferro

A Agência Nacional de Minerais do país africano apresentou, em 6 de dezembro, o acordo de licenciamento de mineração (MLA, em inglês) da SL Mining Ltd para ser homologado pelo Parlamento Nacional de Serra Leoa. O MLA foi aprovado de forma unânime pelo Parlamento. A homologação unânime por parte do Parlamento representa um avanço para o projeto Marampa e para a SL Mining Ltd. O projeto é crucial para a população de Serra Leoa e em especial para a comunidade local. A unanimidade do Parlamento na SL Mining enfatiza o forte apoio local ao projeto Marampa e reflete sua importância significativa para a economia nacional. A SL Mining passa a deter todos os arrendamentos do Marampa concedidos pelos proprietários de terra da região, além da licença de mineração em conformidade com o processo de licitação público de mais de 1 bilhão de toneladas de minério de ferro, equivalente a mais de 40 anos de vida útil de mina. A mineradora vai iniciar a produção com 2 milhões de toneladas por ano (Mtpa) até chegar a 6 Mtpa. Com informações da PRNewswire.

topics

loader