EMPRESAS

Rio Tinto prepara mina inteligente de minério de ferro

A Rio Tinto buscará, no próximo ano, a aprovação do conselho para desenvolver uma mina de minério de ferro inteligente com um custo de US $ 2,2 bilhões, incorporando tecnologias como a robótica e trens e caminhões sem pilotos em um único site, disse o diretor executivo de minério de ferro na segunda-feira (4).

Rio Tinto prepara mina inteligente de minério de ferro

Um estudo de viabilidade está em andamento para demonstrar a economicidade do desenvolvimento da mina Koodaideri na região de Pilbara, em Western Australia, disse Chris Salisbury, diretor de Minério de Ferro.

Rio Tinto extrai mais de 300 milhões de toneladas de minério anualmente na Austrália, tornando-se o segundo maior produtor de minério de ferro do mundo, depois da Vale.

"Vamos unir todas as nossas tecnologias em um único lugar com uma mina, que foi projetada para receber essas tecnologias", disse Salisbury à agência Reuters. "Chamamos a isso de mina inteligente".

O depósito de Koodaideri produzirá cerca de 40 milhões de toneladas por ano até 2021, mas poderia ser expandido para produzir 70 milhões de toneladas ou mais posteriormente, de acordo com Salisbury.

Ele disse que o projeto se encaixa em uma estratégia para produzir minério de ferro com teor customizado para cada cliente de siderurgia aço simplesmente maximizando a extração. O minério de ferro representou mais de dois terços dos lucros de US$ 6,064 bilhões da Rio Tinto no ano passado.

A Rio Tinto colocou em operação, recentemente, seu primeiro trem autônomo de minério de ferro em uma distância de quase 100 quilômetros, como parte de seu projeto Autohaul, que já controla muito de sua mineração, transporte e logística portuária a partir de um centro de operações a 1.500 quilômetros de distância, em Perth.

Sainsbury também disse que uma mudança na demanda, com a China tornando sua indústria siderúrgica mais limpa, fará com que os prêmios cíclicos para o minério de ferro de maior teor, se tornem permanentes.

O desconto para minério de ferro de menor teor aumentou para 40% abaixo do índice de referência No início do ano, era de 30%, disse Salisbury.

Até recentemente, acreditava-se que a distância entre as empresas de mineração de ferro de teor mais baixo, como Fortescue Metals Group e Atlas Iron, era temporário e esperava-se que se reduzisse ao longo do tempo, disse Salisbury.

"Mas, nos últimos dois meses, as receitas se consolidaram de uma forma que é evidente que elas vieram para ficar, não é cíclico", disse ele. As informações são da Reuters.