BRASIL

As 10 matérias mais lidas em 2017

Selecionamos os dez textos que mais atraíram a atenção dos nossos leitores neste ano. A mineradora Belo Sun, com seu megaprojeto de ouro, chama a atenção com duas das dez matérias mais lidas.

As 10 matérias mais lidas em 2017

Contudo, antes da Belo Sun, está, como seria de se esperar, a Vale. No caso da maior mineradora brasileira, o retorno de Juarez Saliba, trazido pelo CEO contratado em maio, Fabio Schvartsman, foi o grande destaque. Saliba foi diretor da CSN, de Benjamin Steinbruch, por sete anos mas construiu sua longa carreira na Vale, onde foi presidente da Ferteco e diretor dos sistemas Norte e Sul de minério de ferro.

A Vale também aparece com a quarta e quinta matérias mais lidas: o naufrágio do navio Stellar Daisy, da Polaris Shipping, que levava minério da Vale para a China e afundou no oceano Atlântico, levando consigo 32 tripulantes; e a indenização milionária supostamente pedida por Murilo Ferreira ao deixar o principal cargo da mineradora.

Em terceiro lugar, aparece a Mineração Morro do Ipê, da trading company Trafigura e do fundo Mubadala, que adquiriu no ano anterior as instalações da MMX Sudeste, de Eike Batista, e colocou a ativo em operação neste ano.

No sétimo lugar, aparece a Outotec, que levou o contrato para construir a segunda planta de concentrado de lítio da AMG em Minas Gerais. Em nono lugar, mais um caso de corrupção que envolve o DNPM, dessa vez no Amapá.

Em último, vem um fato que ainda pode ter desdobramentos em 2018, a compra de mais um pedaço na Anglo American por Anil Agarwal, o bilionário indiano que comanda a Vedanta e outras empresas do setor.

O ano teve diversos assuntos de grande interesse, como a troca de comando na Vale e a aprovação de três projetos de lei que mudam regras de mineração no Brasil, em especial com o aumento da alíquota de royalties e criação da Agência Nacional de Mineração. Sem falar em dezenas de fusões e aquisições, como a do projeto de ouro Coringa pela Serabi, e no lançamento de novas empresas como a Nexa Resources (ex-Votorantim Metais), Five Star Diamonds e outras. Mas a matéria mais lida foi um acidente fatal em uma das minas de ouro da Brio Gold.

  1. Trabalhador sofre acidente fatal na mina de ouro Pilar

  2. Juarez Saliba pode voltar para a Vale

  3. Ipê Mineração, antiga MMX, volta a funcionar em março

  4. Navio com minério de ferro naufraga no Atlântico

  5. CEO da Vale quer indenização de R$ 60 mi, diz colunista

  6. Belo Sun contrata FLSmidth para construção de volta grande

  7. Outotec ganha contrato EPC para planta de concentrado de lítio em MG

  8. Maior projeto de ouro do país recebe licença de instalação

  9. Ex-superintendente do DNPM é preso por esquema de exploração ilegal de ouro

  10. Anglo American ganha novo sócio