BRASIL

Ministro confirma ida ao PDAC

Ministério de Minas e Energia confirmou que o ministro Fernando Coelho Filho estará no Canadá para se reunir com investidores.

Ministro confirma ida ao PDAC

O ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, estará presente na convenção anual da Prospectors & Developers Association of Canada (PDAC), em Toronto, no Canadá. De acordo com o ministério, estão previstas reuniões do ministro com investidores e analistas do mercado em um encontro organizado pela Agência para o Desenvolvimento Tecnológico da Indústria Mineral Brasileira (Adimb).

"O ministro Fernando Coelho Filho vai a Toronto para participar do PDAC, entre os dias 3 e 7 de março (considerando os deslocamentos). Porém, ainda não temos a agenda dele fechada e definida", afirma o Ministério de Minas e Energia (MME) em nota enviada por e-mail nesta terça-feira (14) ao Notícias de Mineração Brasil (NMB). A licença presidencial para a viagem foi publicada hoje no Diário Oficial.

De acordo com a Adimb, a agência está organizando, em parceria com o Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), MME e 15 empresas, a programação brasileira no evento. Haverá, por exemplo, o Brazilian Mining Day, que deve reunir empresários e autoridades em palestras. A programação, no entanto, ainda não está fechada.

Além de se reunir com investidores, Coelho Filho também deve se encontrar com representantes do governo canadense e visitar o pavilhão dedicado ao Brasil no evento. Apesar de confirmar as informações, o Ministério de Minas e Energia afirma que está é a programação prevista, ainda a ser confirmada nos próximos dias.

Em janeiro, o NMB adiantou a participação do ministro no PDAC. Segundo uma fonte do governo, a ida ao evento no Canadá também tem como objetivo apresentar as quatro áreas de mineração incluídas no Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) para investidores. "No Brasil há um novo ambiente para o investimento em negócios, com segurança jurídica e conhecimento geológico", afirmou a fonte.

A Câmara de Comércio Brasil-Canadá (BCCC) também disse, no início de fevereiro, que vai realizar a 11ª edição do encontro "Brasil-Canadá no PDAC 2017". O encontro inclui uma série de eventos, de 5 a 8 de março, focados na produção e exploração de bens minerais no Brasil.

Entre as mineradoras com sede no Canadá e operações no Brasil estão a Largo Resources; DuSolo; Itafós, antiga MBAC; Equitas Resources; Verde Fertilizers; Iamgold; Karmin Exploration; Jaguar Mining; Aura Minerals; Trek Mining, resultado da fusão da Luna Gold com a JDL; Vanstar Mining; Diamante Minerals; Tristar Gold; Talon Metals; Yamana Gold e outras.

O PDAC, considerado um dos eventos mais importantes do mundo para a prospecção mineral , acontece neste ano de 5 a 8 de março. A edição de 2017 será a 85ª do PDAC. De acordo com o website do evento, o PDAC reúne 900 expositores e 22 mil participantes de 125 países. A convenção anual começou a ser realizada em 1932.