Martinez lembra que apesar do segundo semestre de 2013 não ter sido um bom período para a mineração, o setor está entre as maiores apostas do banco, assim como o agronegócio. O banco Mercedes-Benz financia tanto caminhões convencionais quanto os fora de estrada, sendo o último seu maior negócio no setor de mineração.
O executivo contou que o financiamento de caminhões, sem implemento, responde por 60% dos negócios do banco. Somando os implementos, esse tipo de financiamento chega a dois terços dos negócios da instituição. Martinez diz que, mesmo em ano de Carnaval em março e Copa do Mundo no meio do ano, as previsões para o setor de mineração em 2014 são positivas.
A mineração, ao lado da logística, é um dos setores que mais solicita financiamento para quantidades maiores de caminhões, variando entre 100 e 200 veículos, de uma só vez. De acordo com o diretor comercial, os caminhões são utilizados, geralmente, em operações para extração de minério de ferro e bauxita. Martinez não informa números ou nome de clientes devido ao sigilo exigido nas operações.
O executivo contou que empresas que prestam serviços para mineradoras, por exemplo, terão mais facilidade para obter crédito se possuírem um contrato firmado com essa mineradora para quem vão prestar serviços. Outra forma de ter o crédito facilitado, segundo Martinez, é ter um contrato de longo prazo com a mineradora ou com outra companhia do setor, de forma que a previsão da receita da empresa prestadora de serviços é mais estável.
Segundo Martinez, o banco Mercedes-Benz presta serviço junto à montadora na hora de orientar o cliente. “Nós visamos uma parceria de longo prazo com o cliente. Não só com relação ao tipo de caminhão mais indicado para cada operação, nós orientamos o cliente em relação a melhor data para obter financiamento, entre outras vantagens”, disse o diretor comercial.