BIZARRO

BIZARRO: Minério converte luz solar em eletricidade

Conheça o lado curioso e insólito da mineração e dos minerais: Dióxido de vanádio transporta eletricidade e retém calor; Cientistas encontram forma de vida milenar em caverna de cristais.

 Imagem de um dos pesquisadores dentro da caverna de cristais gigantes

Imagem de um dos pesquisadores dentro da caverna de cristais gigantes

Dióxido de vanádio transporta eletricidade e retém calor

Uma descoberta de pesquisadores dos Laboratórios Berkeley e da Universidade da Califórnia demonstrou que o dióxido de vanádio, um tipo de metal, é condutor de eletricidade e isolante ao mesmo tempo. Segundo Sangwook Lee, um dos cientistas responsáveis pelos estudos com o metal, o dióxido de vanádio não cumpre as leis de comportamento comum a outros materiais. Lee descobriu que os elétrons que se movimentam no dióxido de vanádio podem conduzir eletricidade sem conduzir calor. Em vez de se moverem como partículas individuais, como nos metais comuns, no VO2 os elétrons se movem de forma mais parecida com a forma como se movem em um líquido.

"Esta foi uma descoberta totalmente inesperada. Isso mostra uma ruptura drástica de uma lei descrita em todos os livros didáticos, reconhecida como robusta para os condutores convencionais. Esta descoberta é de importância fundamental para a compreensão do comportamento eletrônico básico de novos condutores", afirma o professor Junqiao Wu.

O dióxido de vanádio pode ter aplicações em sistemas de geração de energia termoelétrica ou de dissipação de calor. "Ajustando sua condutividade térmica, o material pode dissipar calor de forma eficiente e automática no verão porque ele terá alta condutividade térmica, mas evitar a perda de calor no inverno, devido à sua baixa condutividade térmica a temperaturas mais baixas", declara Fan Yang, coautor do trabalho.

Minério converte luz solar em eletricidade

Um tipo de cristal conhecido como KBNNO é capaz de transformar luz solar, calor e energia cinética em eletricidade, segundo uma pesquisa realizada por cientistas da Universidade Oulu, na Finlândia. De acordo com eles, o minério pode se tornar um modo alternativo de carregar aparelhos eletrônicos, como celulares e notebooks.