SUSTENTABILIDADE

BEM MINERAL: Parceria entre Cetem e Iphan vai preservar monumentos históricos do Rio de Janeiro

Notas e novidades sobre sustentabilidade, meio ambiente, SST e comunidades: Gerdau aumenta produtividade de cooperativas de sucata; Projeto da Vale reúne jovens da comunidade para promoção da saúde no sudeste do Pará.

BEM MINERAL: Parceria entre Cetem e Iphan vai preservar monumentos históricos do Rio de Janeiro

Gerdau aumenta produtividade de cooperativas de sucata

Uma iniciativa da Gerdau voltada a catadores e cooperativas de sucata contribui para a formalização e o aumento da renda desses profissionais, além de ampliar o volume e a qualidade do material comercializado. Por meio do projeto Reciclagem Inclusiva, que já capacitou mais de 1,2 mil recicladores no Brasil, Chile, Peru e Uruguai, houve expressivo crescimento da receita dos catadores e das cooperativas participantes.

Desde o início do projeto, em 2007, os lucros registrados pelos participantes evoluíram, em média 167%, enquanto que o volume de sucata coletado aumentou 339%. Além disso, o número de fornecedores da Gerdau foi ampliado, passando de nove em 2011 para 116. Esses resultados renderam à Gerdau uma premiação inédita da World Steel Association (WSA), o Steelie Awards na categoria Excelência em Sustentabilidade. O projeto também foi reconhecido pelo programa Benchmarking Brasil como uma das melhores práticas socioambientais do país.

Projeto da Vale reúne jovens da comunidade para promoção da saúde no sudeste do Pará

O Projeto Ser Criança, desenvolvido pela Fundação Vale em parceria com o Centro de Promoção à Saúde, estimula a participação de jovens e adolescentes nas questões da saúde da comunidade. O projeto, que existe desde agosto de 2013, beneficiou 160 jovens que atuam nas secretarias de saúde, educação e assistenciais e o fortalecimento da participação da comunidade no controle social.

Com a participação dos jovens na comunidade, surgiu o projeto Jovens Promotores da Saúde, grupo formado por 43 integrantes que circulam pela cidade com a Tenda Ser Criança, promovendo atividades lúdicas para conscientizar os moradores sobre hábitos saudáveis, sexualidade e vacinação. Neste ano, o projeto dará novos passos para ampliar as ações de promoção à saúde. A meta é ampliar a atuação dos jovens em todos os bairros dos municípios de Canaã dos Carajás (PA).

Parceria entre Cetem e Iphan vai preservar monumentos históricos do Rio de Janeiro

O Centro de Tecnologia Mineral (Cetem) disse hoje (13) que assinou com a unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e a Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Rio de Janeiro (Iphan-RJ) um Termo de Cooperação para desenvolver estudos que auxiliarão o Iphan tecnicamente na fiscalização de ações de manutenção, conservação, restauração e monitoramento de monumentos históricos no Rio de Janeiro. O Cristo Redentor, o Mosteiro de São Bento e a Igreja da Candelária são alguns dos primeiros monumentos alvo da parceria.

A cooperação técnica permitirá que intervenções em bens pétreos e minerais tenham embasamento científico e tecnológico do Laboratório de Alterabilidade de Rochas Ornamentais do centro. O Cetem desenvolve este trabalho especializado há cinco anos por intermédio da Coordenação de Apoio Tecnológico a Micro e Pequenas Empresas (Cate). Atualmente, o Cetem realiza estudos sobre a caracterização e alterabilidade das pedras portuguesas no Rio de Janeiro, como os desenhos nas calçadas de notas musicais de Vila Isabel e as ondas nas de Copacabana.