SUSTENTABILIDADE

630 vagas para trainees e estagiários ainda estão abertas na área de mineração

Com o objetivo de formar talentos para atuar em diversas áreas da indústria de mineração, grandes empresas abriram inscrição para programas de trainees e estagiários para 2014. Só neste mês, são mais de 600 vagas para empresas que atuam na indústria de mineração, entre elas a Vale, a Votorantim e a ArcelorMittal.

630 vagas para trainees e estagiários ainda estão abertas na área de mineração

Os programas de trainees são uma das principais portas de entrada das empresas. Recentemente a Votorantim abriu 14 vagas para estudantes e recém-formados, que terão a chance de trabalhar na Votorantim Cimentos. A empresa fechou parceria com os sites 99 Jobs e Box 1824, para utilizar metodologias inovadoras na busca de talentos. O processo seletivo terá duração de dois meses e os interessados podem se inscrever até amanhã (18) no site www.produzindofuturos.com/trainees.

“As metodologias de mapeamento de nós de rede aplicadas pela 99 Jobs e pela Box 1824 apresentarão à Votorantim candidatos com maior aderência ao seu DNA e correrão em paralelo às inscrições tradicionais, via internet”, disse a gerente-geral de captação, desenvolvimento e educação da Votorantim Cimentos, Paula Giannetti.

No caso da 99 Jobs, o método consiste em uma tecnologia própria, chamada 99Match, capaz de analisar os perfis abertos nas redes sociais por meio de algoritmos. Já a Box 1824, identifica candidatos potenciais a partir de entrevistas realizadas presencialmente, em locais frequentados por jovens.

De 1º a 15 de novembro, os candidatos pré-selecionados, tanto pelas metodologias inovadoras, quanto pelos canais tradicionais, serão submetidos à etapa de testes virtuais, inglês, lógica e crenças de gestão. A terceira e última etapa, que ocorrerá em 27 e 28 de novembro, consiste em um painel com gestores e banca final com diretores da Votorantim. “A empresa acredita na evolução de seu processo seletivo por meio da inovação, mas não dispensa o olho no olho. Por isso, a fase final se torna essencial para a conclusão do processo seletivo com sucesso”, acrescenta Paula Giannetti.

Podem participar candidatos que concluíram a faculdade a partir de dezembro de 2011 ou que encerrarão até dezembro de 2013.

Já a Vale, maior mineradora do Brasil e uma das maiores do mundo, abriu 618 vagas em um processo seletivo que começa esse mês. Com inscrições que vão até o dia 20, as vagas são destinadas para estudantes do ensino técnico e superior dos estados de Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Pará, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Bahia, Sergipe, São Paulo, Goiás e Tocantins, além do Distrito Federal.

Serão oferecidas vagas nas áreas de Engenharia, Administração de Empresas, Economia, Ciências Contábeis e Ciências da Computação, entre outros. Também terão a oportunidade de se inscrever estudantes de nível técnico de mais de 20 cursos, entre eles Mecânica, Mineração, Eletromecânica, Eletroeletrônica, Elétrica e Eletrotécnica.

Para participar, o estudante deve concluir seu curso entre dezembro de 2014 e dezembro de 2015. Para os candidatos de nível técnico, a exigência é que tenham formatura prevista até dezembro de 2014 ou que sejam formados na parte teórica, desde que não tenham cumprido a carga horária de estágio obrigatório e ainda estejam matriculados na instituição de ensino.

O estagiário receberá acompanhamento periódico e participará de atividades que estimulam o desenvolvimento de futuros talentos. Os interessados em participar devem se inscrever no site: www.vale.com/oportunidades.

A ArcelorMittal, por sua vez, está buscando profissionais para atuarem como estagiários nos setores Comercial e Vendas. Os candidatos devem se formar entre dezembro de 2014 e dezembro de 2015. Os candidatos devem estar cursando Administração, Engenharia ou Arquitetura.

Além da bolsa-auxílio à partir de R$ 830, os estagiários também receberão como benefício vale-refeição, vale-transporte, seguro de vida e plano de saúde. As vagas são para trabalhar em Piracicaba (SP) e em Brasília. As inscrições podem ser feitas pelo site www.pagetalent.com.br