MineArc desenvolve banheiros químicos sem risco de explosão para minas subterrâneas

Diminuir os casos de explosões em minas subterrâneas é uma das principais prioridades de segurança para as mineradoras. Um dos causadores dos acidentes nas operações debaixo da terra é o banheiro químico, por causa de seu sistema elétrico que pode gerar faíscas e causar explosões. Para melhorar a segurança, MineArc Systems desenvolveu um banheiro químico que elimina o risco de acidentes no ambiente subterrâneo.
MineArc desenvolve banheiros químicos sem risco de explosão para minas subterrâneas MineArc desenvolve banheiros químicos sem risco de explosão para minas subterrâneas MineArc desenvolve banheiros químicos sem risco de explosão para minas subterrâneas MineArc desenvolve banheiros químicos sem risco de explosão para minas subterrâneas MineArc desenvolve banheiros químicos sem risco de explosão para minas subterrâneas

A empresa é mais conhecida no setor de mineração pela produção de refúgios subterrâneos, equipamentos que fornecem abrigo para trabalhadores em operações subterrâneas. Entretanto, a empresa direcionou sua atenção para projetar banheiros químicos que não gerem faísca ou tenham potencial para causar explosões subterrâneas.

O banheiro químico EnviroLav Powerless, produto da MineArc, foi desenvolvido para ser utilizado em rochas duras ou em minas subterrâneas de carvão e projetado para oferecer às mineradoras a mesma proteção de refúgio subterrâneo. A parte mais interessante é o sistema sem energia elétrica, desenvolvido para eliminar qualquer risco de descarga elétrica ou explosão.

Segundo James Young, representante da MineArc, o EnviroLav foi projetado para ser um produto de fácil e frequente locomoção nos ambientes subterrâneos. “É um produto que exige pouca manutenção e tem uma relação de custo-benefício bem melhor se comparado a outras alternativas portáteis”, disse.

Young afirma que o EnviroLav não precisa ser drenado a cada duas ou quatro semanas, como os banheiros químicos convencionais. “O EnviroLav só precisa ser esvaziado a cada 18 o 24 meses”, disse.

Existem vários exemplos de explosões em minas subterrâneas, muitas vezes causados por faíscas geradas por equipamentos elétricos ou outras fontes aleatórias causadoras de incêndio.

De acordo com a MineArc, a Anglo American foi a primeira mineradora a encomendar EnviroLav. A empresa vai direcioná-los para o projeto de carvão Grosvenor, em Queensland, na Austrália.

loader