OPINIÃO

Construindo um caso para integração de dados no setor de mineração

A complexidade do setor de mineração apresenta desafios exclusivos de gerenciamento de informações. A volatilidade dos preços, preocupações ambientais e estruturas regulatórias rigorosas tornam os processos de mineração extremamente complexos e difíceis de gerenciar. Melhorar o fluxo de dados dentro da organização pode fornecer as informações necessárias para melhorar a tomada de decisões pelos gestores.

Kerry Hope

Kerry Hope

As organizações de mineração podem usar a integração de dados para otimizar os processos de negócios, logística e cadeias de suprimento, garantindo a segurança das mineradoras e a conformidade com as regulamentações ambientais e do setor.
 
Apesar da necessidade de dados integrados na mineração, as empresas nas indústrias de recursos naturais gastam apenas 1% em tecnologia da informação, em comparação com 5-7% para a maioria das indústrias.
 
Podemos listar aqui alguns exemplos de integração de dados promovendo valor imediato e gerando forte retorno do investimento para as organizações do setor.
 
1. Maior produtividade - A Tecnologia da Informação (TI) integrada à Tecnologia Operacional (TO) pode trazer uma profunda transformação nos negócios, que reformula a maneira como as empresas de mineração criam e geram valor. Em um mundo de caminhões autônomos e perfuradoras autônomas, é crucial ter um único modelo operacional para tecnologia que possa ajudar a proporcionar uma melhoria real da produtividade. Quando a integração de dados é implementada para criar uma mina conectada, ocorre a visibilidade da utilização dos ativos 24 horas por dia, 7 dias por semana, com capacidade de aumentar o rendimento dos turnos fornecendo aos supervisores dados de equipamentos internos aprimorados por análise em tempo real.
 
2. Maior vida útil dos equipamentos - As pressões e tensões colocadas nos equipamentos de mineração por rochas de tamanho e dureza imprevisíveis resultam em avarias frequentes. Ter uma rede totalmente integrada com sensores inteligentes, permite monitorar todos os aspectos de uma operação para maior produtividade e segurança. Isso inclui detectar o desgaste de peças vitais do equipamento, bem como projetar quando reparos ou manutenção são necessários. Como resultado, equipamentos caros podem durar mais tempo e as empresas podem evitar paralisações caras e inconvenientes devido a falhas nas máquinas.
 
3. Gerenciamento remoto - Os locais de mineração geralmente estão em regiões mais remotas. O número cada vez maior de conectividade, sensores e dispositivos inteligentes cria uma vasta gama de maneiras de monitorar e controlar ativos, equipamentos e materiais à distância. Por exemplo, um aplicativo de monitoramento pode localizar equipamentos ausentes, distribuir o uso do veículo em toda a frota e planejar atividades de manutenção. Isso pode ter um impacto considerável nas despesas de capital, bem como economia geral de custos e eficiência operacional.
 
4. Planejamento das condições climáticas - O clima rigoroso em várias regiões pode ter efeitos prejudiciais nas operações de mineração. Embora a chuva e o vento não possam ser controlados, ter integrações de dados para receber dados de estações meteorológicas remotas pode ajudar muito a fornecer as informações necessárias para detecção antecipada de tempestades, riscos de enchentes e descargas atmosféricas, além de programar as explosões. Os sensores podem ser usados para medir condições ambientais, tais como temperatura, precipitação, velocidade / direção do vento, umidade, pressão barométrica e radiação solar. Os analistas podem usar essas informações para saber quando manter as operações de mineração em funcionamento ou desligá-las para proteger as pessoas e equipamentos.
 
5. Segurança para uma força de trabalho móvel - Garantir a segurança e o bem estar dos funcionários, especialmente em locais de alto risco, é uma preocupação constante para muitas empresas de mineração. Empreiteiros, geólogos e gerentes costumam viajar em estradas não pavimentadas e inseguras para o trabalho de exploração. A fim de reduzir o número de acidentes e aumentar a segurança das viagens, as empresas podem rastrear as velocidades dos veículos, quer os funcionários estejam ou não viajando em horários proibidos (por exemplo, depois de escurecer), quer estejam se movendo em áreas de alto risco. Um botão de emergência também pode ser usado para notificar os despachantes sobre alguma emergência, bloqueio na estrada ou mau funcionamento do veículo.
 
6. Conformidade melhorada - O mais recente Código de Mineração da África do Sul, por exemplo, eleva o limite mínimo para propriedade de cidadãos negros a 30%, exige que 70% dos produtos sejam fabricados naquele país e adquiridos de empresas que sejam administrada por empresários negros e determina que 88% da administração júnior seja negra. Dados bem gerenciados sobre compras, pessoal e produtos, incluindo seu ponto de origem, são necessários para garantir que as empresas possam documentar a conformidade.
 
Ter os sistemas bem integrados também dá às empresas a flexibilidade de reagir rapidamente a mudanças futuras nas regulamentações, além de contribuir para aumentar a segurança, a produtividade e reduzir os custos. Investir em middleware para suportar o fluxo livre de informações entre sistemas operacionais e sistemas de TI pode fornecer uma infraestrutura flexível para operações otimizadas e crescimento contínuo. O Analytics e outras ferramentas algorítmicas podem também analisar grandes quantidades de dados e prever padrões para permitir uma melhor tomada de decisão. O futuro da indústria de mineração é mais brilhante quando a informação é aproveitada para introduzir níveis mais elevados de eficiência, conformidade e segurança.
 
Kerry Hope é gerente de Desenvolvimento de Negócios da Magic Software, na África do Sul