Events

1º Seminário Fluorescência e Difração de Raios X Portáteis

Evento acontece nos dias 10 e 11 de setembro

Date: 10 September 2018 - 11 September 2018

Website:

Register now

A cerimônia de abertura será no dia 10 de setembro às 9 horas, seguida pela palestra "Tudo o que você queria saber sobre XRFp aplicado à mineração mas não teve oportunidade para perguntar", ministrada por Glauber Bonalume, da Thermo Fisher Scientific. No período da tarde, Fernando Baia, da Nexa Resources, falará sobre "O uso do FRPx nos Projetos de Exploração Mineral"; Sérgio Caetano, da Universidade de São Paulo (USP) sobre a "Avaliação dos teores de Rb e Sr em calcários", Carlos Augusto, da Vale, sobre "QAQC Amostra Padrão MSSO-3 para Cu e controle de qualidade das leituras em relação a resultados de ICP-MS e AA62 no aparelho FRXP NITON S-76"; Lucy Chemale, da CPRM sobre "Análise de elementos de terras raras nas amostras dos perfis de solo" e Tamara Manfredi, também da CPRM, sobre "Aplicação da Fluorescência de Raios - X de bancada em amostras de solo, rochas e sedimentos de corrente".

A programação terá continuidade com Emílio Urbano, que ministrará palestra sobre "Aplicação da FRX portátil na classificação em minério-estéril de Itabiritos e Ironstones" e "Lições aprendidas no desenvolvimento da DRX e refinamento de Rietveld para a classificação mineralógica de minérios de ferro complexos". Em seguida Eduardo Rezende, da CPRM, falará sobre "O uso de analisador portátil por fluorescência de Raios -X aplicado às ocorrências de manganês da faixa Rio Preto".

No dia 11 de setembro a programação terá início com palestras relacionadas a Reflex. Michael Antezana falará sobre "Aplicações e Estudos de Caso"; Henrique Persequini sobre "Preparação de amostras e interpretação de dados" e Paul Vargas sobre "Uso e aplicação de tecnologia NIR: Reflex Terraspec Halo". Em seguida a Arotec/Olympus apresentará novos equipamentos.

Paulo Dias, da CPRM, debaterá a "Utilização da FRXp para auxílio na descrição de testemunho de sondagem e amostra de campo (Carbonatos Zn-Pb)". Gustavo Kiefer, da Potássio Brasil, falará sobre as "Aplicações da FRPx para Potássio" e Vanessa Marques, também da CPRM, sobre a "Utilização do Difratômetro de Raios X portátil em Geociências - Laboratório da CPRM - Residência Fortaleza".

Para fechar o evento, Joselito Vazquez, da Petrobrás/CENPES, abordará os seguintes temas: a desmistificação de equipamentos de FRX Portátil incluindo as melhores formas de seleção e uso e as aplicações e usos em campo e laboratório.

As inscrições podem ser feitas pelo e-mail eventos.cerimonial@cprm.gov.br