INOVAÇÃO

Chemtech desenvolve ferramenta para gestão interna de ideias

A Chemtech, empresa que desenvolve serviços de engenharia de tecnologia para mineração e petróleo, desenvolveu uma ferramenta que irá ajudar a empresa a aperfeiçoar os processos de gestão de novas ideias. Segundo o diretor de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da Chemtech, Roberto Leite, o projeto pode aprimorar os projetos da empresa.

Chemtech desenvolve ferramenta para gestão interna de ideias

Por meio de um programa que estimula os trainees a criarem e desenvolverem projetos inovadores para a companhia, um grupo jovens funcionários criou o “Chem Inova”, um sistema que vai centralizar a administração de sugestões, a definição de custos e benefícios dos novos projetos da companhia.

“Muitas iniciativas passam ao largo dos nossos processos formais de inovação. Outras se perdem pelo caminho. Era preciso uma reestruturação para focar na gestão do portfólio”, explica o diretor.

O projeto começou a ser implantado em outubro de 2013 e, segundo o executivo, veio disciplinar as iniciativas que já existiam na Chemtech. O Chem Inova começou a ser aplicado em programas existentes, como o de Gestão de Conhecimento (GC), grande banco de dados de solução de engenharia.

O executivo explica que o desenvolvimento de um projeto de engenharia, acaba envolvendo a participação de diversas equipes e todas as informações devem ser centralizadas em apenas um banco de dados. Segundo o diretor, isso envolve centenas de engenheiros diferentes e, se não houver um controle muito bom desse conhecimento, o projeto está sujeito a erros.

De acordo com o diretor, o sistema de Gestão do Conhecimento, que vinha sendo utilizado há um ano, passou a ser executado com um cuidado maior depois da implantação do Chem Inova.

A Chemtech é responsável por importantes projetos de empresas de mineração, como a Revitalização Elétrica da Planta de Brucutu, da Vale, em Barão de Cocais (MG). A empresa desenvolveu toda a engenharia básica, o detalhamento e execução, a revisão dos sistemas de automação, elétrica e instrumentação da planta de minério de ferro Brucutu.

A empresa também desenvolveu um projeto de Plant Information (PI) para a Companhia Siderúrgica Nacional, entre outros projetos.

TÓPICOS: