INOVAÇÃO

Seminário da ESSS apresenta casos de simulação aplicados à mineração

A Engineering Simulation and Scientific Software (ESSS) realiza, em 17 de novembro, a segunda edição do Seminário de Simulação Aplicada à Mineração e Metalurgia, em Belo Horizonte (MG). O evento apresentará as principais ferramentas de simulação computacional, casos reais de aplicações e os benefícios conquistados por mineradoras, fornecedores de equipamentos, empresas de engenharia e 'epcistas'.

Seminário da ESSS apresenta casos de simulação aplicados à mineração

O seminário é voltado para profissionais das áreas de projeto e manutenção de equipamentos nas indústrias de mineração e metalurgia e acadêmicos que desejam conhecer as ferramentas de simulação. Entre os casos apresentados, estão o uso de simulação em projetos da Vale e Anglo American, que garantiram um rápido retorno de investimento.

“No caso da Vale, houve uma economia de US$ 100 milhões no projeto de Carajás [no Pará], com apenas três meses de uso dessas ferramentas. O sistema foi, inclusive, selecionado como um dos quatro melhores projetos de engenharia do mundo deste ano, e está concorrendo a uma premiação na Suécia”, afirmou ao NMB o gerente de negócios da ESSS, Nicolas Spogis, responsável pelas áreas de mineração e siderurgia da empresa no Brasil, Chile e Peru.

Segundo ele, a grande diferença do evento deste ano, em relação ao do ano passado, é o aumento da adesão de clientes, tendo em vista que 2014 foi um ano de forte crescimento no uso de tecnologia para o setor minerário.

“Há uma mudança de visão sobre o uso da simulação na mineração, o que tem gerado muitos contratos para empresas de tecnologia e equipamentos que atendem o setor”, disse Spogis.

O gerente afirmou que a expectativa do seminário da ESSS é reunir de 60 a 70 participantes nesta edição. “Esperamos um excelente evento, com mais empresas participando, o que aumenta a possibilidade dos participantes formarem um vasto networking, alinhar informações e crescerem junto conosco”, disse.

Spogis será o responsável pela abertura do evento, que contará com palestras da Vale, Anglo American, Tenova, Tencometal e Tunra Bulk Solids. Em sua apresentação, Spogis falará sobre o cenário atual, não só do Brasil, mas de toda América do Sul, usando a experiência da ESSS no Chile para mostrar quais são as novas tendências para o mercado e como essas ferramentas podem ser utilizadas para beneficiar as empresas do setor.

“Temos visto uma mudança de paradigma nesses últimos anos, com um aumento dos investimentos das mineradoras em tecnologia, o que representa uma mudança de concepção, já que hoje as empresas preferem investir em ferramentas para evitarem gastos futuros”, afirmou Spogis.

Criada em 1995, a partir do Laboratório de Simulação Numérica em Mecânica dos Fluidos e Transferência de Calor da Universidade Federal de São Carlos (UFSC), a ESSS possui mais de 500 instituições como clientes nos mais diversos segmentos da indústria sul-americana, incluindo o de mineração.

As inscrições para o II Seminário de Simulação Aplicada à Mineração e Metalurgia são gratuitas e podem ser feitas através do website da ESSS: www.esss.com.br. As vagas são limitadas. O evento será no dia 17 de novembro, de 8h às 12h, no Mercure Lourdes Hotel, em Belo Horizonte.

TÓPICOS: