A mineração frente às dificuldades das mudanças climáticas

Notícias de Mineração Brasil e Climatempo fazem parceria para oferece mais informação a assinantes

A mineração frente às dificuldades das mudanças climáticas A mineração frente às dificuldades das mudanças climáticas A mineração frente às dificuldades das mudanças climáticas A mineração frente às dificuldades das mudanças climáticas A mineração frente às dificuldades das mudanças climáticas

Climatempo

A mineração, por possuir diversas atividades realizadas a céu aberto, sofre forte impacto das chuvas, principalmente se estas forem acompanhadas por vendaval e uma grande quantidade de descargas atmosféricas. E para ajudar a evitar ou ao menos minimizar problemas do tipo, o Notícias de Mineração Brasil e a Climatempo fizeram uma parceria para oferecer soluções que auxiliam a mitigar os impactos causados pelo clima no setor minerário brasileiro.

As tempestades de raios ocorrem em todo país e durante todo o ano, sendo que em algumas regiões são mais intensas e frequentes no período chuvoso nos meses de outubro a março.

Nessa época, na região Sudeste, é comum recordes de chuvas, porém mesmo fora do período chuvoso também há episódios de chuvas intensas pelo país, reforçando a importância do monitoramento meteorológico para essas atividades.

Não é de hoje que as mineradoras têm sofrido com elevado volume de chuvas, propiciada exclusivamente pela Cordilheira do Andes, a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) e o fluxo de umidade advindo da região amazônica que cobre uma grande extensão do país, especialmente nas áreas do centro-oeste, sudeste e seu entorno. Este fenômeno atua em conjunto ao terceiro ano consecutivo de Lã Niña, mais o calor do verão que favorece a formação de tempestades, vendavais e descargas elétricas.

Essas constantes chuvas e o alto índice pluviométrico preocupam, pois riscos com rompimentos de barragens, deslizamentos e inundações acontecem muito nessas épocas. Ano passado a Coordenadoria Estadual da Defesa Civil de Minas Gerais (Cedec) soltou um informativo com 413 cidades em estado de emergência.

Os temporais ocorridos afetaram depósitos de rejeitos qualificados como seguros, resíduos foram derramados por diversas áreas chegando a bloquear vias, destruindo o ambiente atingido e aumentando a vulnerabilidade das atividades minerárias no estado mineiro.

Além disso, eventos climáticos intensos também afetam as próprias operações minerárias, com restrição ou mesmo suspensão de produção por causa de temporais, principalmente. E também o escoamento dos minerais produzidos, com possibilidade de interrupção de linhas férreas, por exemplo.

Como existem diversas evidências sobre os prejuízos econômicos e sociais ocasionados por eventos climáticos, é de suma importância a adoção de estratégias adequadas de adaptação, voltadas para a melhoria da gestão das oportunidades e dos riscos climáticos, para a atenuação das perdas econômicas e para o aumento da resiliência climática.

Atrasos nas operações, aumento dos custos, falta de mão de obra e danos ambientais, são alguns dos prejuízos que o setor pode sofrer sem o preparo adequado para as mudanças climáticas. "A mineração tem muitas estruturas sujeitas a fenômenos meteorológicos: barragens de rejeito, infraestrutura de transporte, entre outros. Toda a dinâmica associada ao negócio de mineração pode ser afetada pelo clima", explica Rinaldo Mancin, diretor de assuntos ambientais do IBRAM.

Segundo estudos, independente do risco que os eventos climáticos possam ocasionar, o mais importante para prevenção é o planejamento.

Quer saber mais? Entre agora em contato pelo WhatsApp (11) 99421-5066 ou pelo e-mail verticalinfra@climatempo.com.br. Pois aqui o céu fala, a gente entende!

category-img

HEAD OFFICE:

SOCIAL MEDIA:

topics

loader
category-img

HEAD OFFICE:

SOCIAL MEDIA: