1º Congresso Latino-Americano de Drenagem Ácida de Mina (1º CLADAM).

Participe do evendo entre os dias 24 e 25 de novembro de 2021, em formato 100% online.

1º Congresso Latino-Americano de Drenagem Ácida de Mina (1º CLADAM). 1º Congresso Latino-Americano de Drenagem Ácida de Mina (1º CLADAM). 1º Congresso Latino-Americano de Drenagem Ácida de Mina (1º CLADAM). 1º Congresso Latino-Americano de Drenagem Ácida de Mina (1º CLADAM). 1º Congresso Latino-Americano de Drenagem Ácida de Mina (1º CLADAM).

ABAS-MG

A Associação Brasileira de Águas Subterrâneas - Núcleo Minas Gerais, ABAS-MG, em conjunto com a International Network for Acid Prevention - INAP e com a South American Network for Acid Prevention - SANAP, e com o apoio da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, Instituto Brasileiro de Mineração - IBRAM e Agência para o Desenvolvimento Tecnológico da Indústria Mineral Brasileira - ADIMB, dentre outras entidades realizará nos dias 24 e 25 de novembro de 2021, em formato 100% online, o 1º Congresso Latino-Americano de Drenagem Ácida de Mina (1º CLADAM).

Em 2005 foi realizado o 1º Workshop de Drenagem Ácida em Belo Horizonte-MG com o objetivo de promover o conhecimento técnico sobre esse fenômeno geoquímico. Naquele momento, a mineração estava passando por um período de grande entusiasmo, com boas perspectivas econômicas e crescimento do setor. Ao mesmo tempo, a legislação de gestão passivos ambientais no Brasil ainda nem havia saído do papel a nível nacional e ainda não existia um documento unificador das boas práticas, relacionado à gestão de áreas impactadas pela Drenagem Ácida de Mina (DAM).

Hoje, o cenário é bem distinto do descrito acima. A mineração passa por um momento difícil, devido aos novos desafios na área ambiental. Já existe uma legislação específica para gestão de passivos ambientais (CONAMA 420/2009) e já foi criado nessa mesma data um guia internacional para gestão de Drenagem Ácida de Rocha - GARD GUIDE (INAP, 2009).

O Brasil tem casos de Drenagem Ácida de Mina em todos os estados de produção mineral significativa (Minas Gerais, Pará, Bahia, Goiás, Mato Grosso, Amapá, Rio Grande do Sul e Santa Catarina). Assim, esse tema é de interesse nacional.

Além do Brasil, todos os países da América Latina que possuem atividade de mineração expressiva (México, Colômbia, Peru, Chile e Argentina) também têm que lidar com a questão da Drenagem Ácida de Mina. Dessa forma, a realização do 1º Congresso Latino-Americano de Drenagem Ácida de Mina (1º CLADAM) torna-se uma demanda obrigatória da comunidade acadêmica e técnica latino-americana.

category-img

A ABAS-MG realizará, em formato 100% online, o 1º Congresso Latino-Americano de Drenagem Ácida de Mina (1º CLADAM), nos dias 24 e 25 de novembro de 2021.

HEAD OFFICE:

SOCIAL MEDIA:

topics

loader
category-img

A ABAS-MG realizará, em formato 100% online, o 1º Congresso Latino-Americano de Drenagem Ácida de Mina (1º CLADAM), nos dias 24 e 25 de novembro de 2021.

HEAD OFFICE:

SOCIAL MEDIA: