Novo sensor promete retirar riscos ambientais associados às fontes radioativas

Conheça o novo densímetro não radioativo criado no Brasil e esperado por muitos

Novo sensor promete retirar riscos ambientais associados às fontes radioativas Novo sensor promete retirar riscos ambientais associados às fontes radioativas Novo sensor promete retirar riscos ambientais associados às fontes radioativas Novo sensor promete retirar riscos ambientais associados às fontes radioativas Novo sensor promete retirar riscos ambientais associados às fontes radioativas

MS Instrumentos

A MS Instrumentos, empresa brasileira líder no uso de tecnologia de ponta para medição em complexos processos industriais desde 1987 e especializada em inovação tecnológica aplicada em medição sem contato, notadamente, em processos de transformação de sólidos, experts no setor da mineração, apresenta neste artigo seu último invento. Uma solução criada no Brasil e esperada por muitos.

Apresentamos o GraviMAX, densímetro não radioativo desenvolvido para medição sem contato de lamas de minério, de forma contínua na tubulação de processo. O novo sensor de densidade de polpa promete retirar das plantas de beneficiamento de minério o risco ambiental e os custos associados às fontes radioativas utilizadas nos sensores de densidades atuais.

Fabricado no Brasil pela MS Instrumentos em seu departamento de pesquisa e desenvolvimento, com patente tecnológica obtida junto ao INPI em 2019, é uma invenção desenvolvida pelo Dr. Júlio Silveira, físico nuclear e fundador da MS Instrumentos.

Além de medir a densidade da polpa de minério, o GraviMAX também permite determinar o fluxo de massa quando acoplado ao medidor de vazão volumétrico. O usuário pode ver o fluxo ou o total de minério transportado.

Como princípio de operação, o GraviMAX baseia-se na Lei de Hooke para medir o peso continuamente do material que atravessa uma tubulação de volume fixo. A estrutura de pesagem produz um sinal proporcional ao peso do material por unidade de volume da tubulação. Este sinal é processado e transformado em medida de densidade.

Outro ponto atrativo desse inovador equipamento da MS Instrumentos concentra-se na realização contínua da medida e sem contato com o material. Assim como, sua instalação, que não requer a alteração na linha de tubulação, implicando, por conseguinte, em um baixo custo de instalação e manutenção, não sendo necessária a interrupção do processo durante sua manutenção.

Por ser um densímetro não radioativo, o GraviMAX não requer licenciamento ambiental e licenciamento da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN). Em acréscimo a isso, não há implicações dos custos trabalhistas, pois elimina o uso de fontes radioativas.

O seu diferencial frente a outros densímetros não radioativos está na independência do estado de agregação e dispersão das partículas na polpa de minério e na sua aplicação em processos com sólidos em suspensão ou com produtos quimicamente agressivos, em razão de não apresentar contato com o produto.  Isso não se torna possível, por exemplo, em um densímetro de Coriolis, visto que não resiste a processos de abrasão e incrustação, além de precisar ser retirado da linha para sua manutenção, interrompendo o processo. Os densímetros de Pressão Diferencial e Ultrassônico limitam-se a características especificas dos sólidos na lama e/ou do fluxo, além de terem contato com o material.

As aplicações do GraviMAX são abrangentes nas indústrias de mineração e metalurgia, química e petroquímica, siderurgia, dragagem, celulose e saneamento. Ademais, todos os equipamentos fornecidos pela MS Instrumentos apresentam suporte técnico especializado em todo o território brasileiro. Conte com o comprometimento e qualidade desde a saída do equipamento, até o seu comissionamento e operação. Escolha tecnologia brasileira, escolha o Brasil. Escolha uma equipe experiente e responsável por mais dos 12.000 equipamentos instalados para diferentes medições.

Clique para conhecer mais sobre as características técnicas do  GraviMax:
https://www.msinstrumentos.com.br/home/index.php/produto/gravimax/

Entre em contato com nosso Time:
Departamento de Vendas - Sra. Vania Paula
E-mail: vaniapaula@msinstrumentos.com.br
Telefone: WhatsApp (21) 99132 - 5189 e  Geral (21) 2493 - 0588 (ramal 211)

category-img

Empresa brasileira líder no uso de tecnologia de ponta para medição em complexos processos industriais desde 1987, referência em medição sem contato de sólidos.

HEAD OFFICE:

SOCIAL MEDIA:

topics

loader
category-img

Empresa brasileira líder no uso de tecnologia de ponta para medição em complexos processos industriais desde 1987, referência em medição sem contato de sólidos.

HEAD OFFICE:

SOCIAL MEDIA: