RopeCon® da Doppelmayr: solução inovadora e tecnologia mundialmente comprovada.

O RopeCon® é um TC suspenso, apropriado para transporte de materiais sólidos em percursos complexos.

RopeCon® da Doppelmayr: solução inovadora e tecnologia mundialmente comprovada. RopeCon® da Doppelmayr: solução inovadora e tecnologia mundialmente comprovada. RopeCon® da Doppelmayr: solução inovadora e tecnologia mundialmente comprovada. RopeCon® da Doppelmayr: solução inovadora e tecnologia mundialmente comprovada. RopeCon® da Doppelmayr: solução inovadora e tecnologia mundialmente comprovada.

Doppelmayr Brasil

O RopeCon® da Doppelmayr conecta, com alta performance, novas áreas de mineração em Booysendal South, África do Sul.

O transportador de correia suspenso transporta 909 toneladas de minério de platina por hora, por 4,8 km em terreno acidentado e montanhoso. Faz parte do projeto de expansão da Northam Platinum Limited na concessão Booysendal na África do Sul.


O desafio:

O terreno entre as novas áreas de mineração ao norte da concessão de Booysendal e a planta de processamento existente, é bastante desafiador em termos de topografia. Em linha reta, uma distância de aprox. 4,8 km e uma diferença de altitude de 530 m deve ser transposta, sendo que um baixo impacto ambiental é também uma forte exigência. Para a expansão da mina Booysendal, foi necessário um meio de transporte econômico, confiável e seguro, e a Booysendal Platinum (Pty) Limited optou por um sistema RopeCon® para superar o desafio.

A solução:

O sistema RopeCon® transporta minério de platina de Booysendal South para a planta de processamento existente. A empresa sul-africana de mineração Booysendal Platinum (Pty) Limited, uma subsidiária da Northam Platinum Limited, conta com a tecnologia da Doppelmayr para seu projeto de expansão na concessão Booysendal. A cada hora, 909 toneladas de material são transportadas a uma distância de aprox. 4,8 km pelo terreno montanhoso.

RopeCon® é uma tecnologia desenvolvida pelo fabricante de teleféricos Doppelmayr. O sistema oferece as vantagens de um teleférico e as combina com as propriedades de um transportador de correia convencional. Consiste essencialmente em uma correia plana com paredes laterais onduladas. Assim como nos transportadores de correia convencionais, a correia desempenha a função de transporte. A correia é acionada por um tambor na estação principal ou traseira e suportada por eixos dispostos em intervalos regulares. Os eixos são equipados com rodas de poliamida, que correm sobre cabos fixos e guiam a correia. Os cabos de sustentação- são elevados do chão, tensionados e suportados nas torres.

O material extraído em Booysendal South é carregado na correia RopeCon® por meio de um silo e dois chutes. No final do percurso, nas proximidades da planta de processamento, o RopeCon® se conecta ao sistema de transporte existente. Um chute bifurcado permite que o material seja transferido diretamente para um transportador de correia para levá-lo para a planta de processamento, ou descarregado em direção a uma pilha pulmão, por meio de um segundo RopeCon®, de menor comprimento, criando assim um buffer temporário.

A Booysendal também teve um cuidado especial ao escolher um sistema de transporte que minimizasse o impacto ambiental da região da mina. Como o RopeCon® é suspenso sobre torres, o solo somente é ocupado no espaço necessário para essas estruturas, que, no caso de Booysendal, somam apenas 12. Ao mesmo tempo, o sistema não representa um obstáculo para circulação da vida selvagem ou humanos. A rota atravessa várias estradas e até a vida selvagem pode transitar livremente sob o RopeCon®.

A construção do RopeCon® começou em janeiro de 2018. Dentro do prazo, 11 meses depois, o comissionamento começou. Desde 20 de dezembro de 2018, a instalação transporta aproximadamente 20.000 toneladas de minério de platina por dia, a uma distância de 4,8 km entre a área de mineração e a planta existente.

Como parte de um programa de expansão adicional, a Booysendal concedeu à Doppelmayr o contrato para um segundo RopeCon®, que se conectará ao primeiro sistema e permitirá o transporte de outra área de mineração ao norte da concessão. O segundo sistema foi projetado para transportar 400 toneladas por hora em 2,8 km e uma diferença de altitude de -160m.

A Doppelmayr Transport Technology GmbH é uma subsidiária 100% do grupo internacional Doppelmayr, pioneiro e líder tecnológico em engenharia de teleféricos, com sede em Wolfurt, na Áustria. Dentro do grupo, a Doppelmayr Transport Technology é a responsável pelo transporte de mercadorias e materiais.

Gama de Produtos

A Doppelmayr Transport Technology oferece vários tipos de sistemas de teleféricos. Os teleféricos são capazes de atravessar vales com facilidade, atravessar obstáculos e transportar sua carga com segurança e confiabilidade. Eles usam topografias naturais e os diferentes tipos de teleféricos permitem escolher a solução perfeita para uma ampla gama de desafios de transporte. Os teleféricos podem transportar materiais diferentes ao mesmo tempo. É ainda possível combinar transporte de carga e passageiros. Eles também permitem diferentes pontos de carga e descarga, bem como transporte simultâneo em ambas as direções. Dependendo do sistema do teleférico, podem ser alcançadas capacidades de transporte de até 500 t/h ou cargas únicas pesadas. Sendo sistemas elevados, os teleféricos ocupam pouco espaço no solo e minimizam o impacto ambiental.

RopeCon® é o conceito inovador da Doppelmayr para transportar material a granel. Ele combina as vantagens da engenharia comprovada de teleféricos com a tecnologia de transporte contínuo. O RopeCon® alcança altas capacidades de transporte (até 20,000 t/h), mantendo um impacto ambiental mínimo, por ser um sistema elevado.

Para saber mais sobre os benefícios que os sistemas Doppelmayr podem oferecer aos seus projetos, entre em contato conosco em brasil.mts@doppelmayr.com ou visite o site da empresa www.doppelmayr-mts.com

Veja como performa o RopeCon® em Booysendal South no vídeo a seguir:

 

Detalhes técnicos:  
Comprimento 4,767 m
Diferença em elevação 530 m
Capacidade de transporte 909 t/h
Velocidade da correia 4.2 m/s
Número de torres 12
Potência do motor 2,400 kW

 

Transportador empilhador  
Comprimento 185 m
Diferença em elevação 25 m
Capacidade de transporte 909 t/h
Velocidade da correia 3.0 m/s
Número de torres 1
Potência do motor: 100 kW

 

Contato:

Doppelmayr Brasil Sistemas de Transporte Ltda.
Praia de Botafogo 501 - 1º Andar - Torre 1 - Sala 101
Rio de Janeiro / RJ CEP: 22250-040
Cel. +55 (31) 98449-6360
E-mail: brasil-mts@doppelmayr.com
www.doppelmayr-mts.com

category-img

HEAD OFFICE:

SOCIAL MEDIA:

topics

loader
category-img

HEAD OFFICE:

SOCIAL MEDIA: