Britadores de Rolos. Transformando o mercado com uma história de sucesso.

Conheça o projeto de reengenharia que garantiu o retorno dos britadores de rolos ao mercado

Britadores de Rolos. Transformando o mercado com uma história de sucesso. Britadores de Rolos. Transformando o mercado com uma história de sucesso. Britadores de Rolos. Transformando o mercado com uma história de sucesso. Britadores de Rolos. Transformando o mercado com uma história de sucesso. Britadores de Rolos. Transformando o mercado com uma história de sucesso.

ICON

No final de dezembro de 2002, por indicação de um amigo da área cimenteira, a ICON foi procurada para atender uma solicitação de um cliente interessado em comprar um britador de rolos para a aplicação na britagem de calcário e cal virgem.

Foi a oportunidade que a empresa estava aguardando para pôr em prática um trabalho de reengenharia nesse tipo de equipamento, que precisava realmente de melhorias pontuais que pudessem apresentar ganhos de eficiência, produtividade e facilidades de manutenção que o dinamismo do setor exige.

Durante algum tempo a equipe tentou compreender através de "cases", os principais motivos que prejudicaram a imagem deste equipamento aqui no Brasil e no exterior, fazendo com que muitas empresas chegassem a abandonar a sua produção. Os problemas eram muitos como embuchamento de material, quebra de eixo, quebra de rolamentos, alto custo e demora de manutenção.

Tudo isso fez com que o uso do britador de rolos fosse descontinuado, mesmo em áreas promissoras, como a do carvão mineral, entre outras.

Uma vez diagnosticados os problemas, era hora de colocar em prática as melhorias desenvolvidas pela equipe técnica, que permitiram, feito "FÊNIX", o retorno do equipamento ao mercado.

Dê lá para cá, já foram comercializadas mais de 75 máquinas deste tipo, sendo que a empresa que ofereceu a oportunidade naquela época já adquiriu mais de 30 modelos até hoje. Neste momento a ICON está exportando cinco britadores de rolos para USA, para aplicação no mercado de calcário.

Os britadores de rolos vieram ocupar um "NICHO" de mercado por seu baixo consumo de energia comparado a outros tipos de britadores para a mesma finalidade, baixo custo de manutenção, geração de granulometria mais uniforme para eventual peneiramento e facilidade de ajuste com respostas imediatas para se chegar ao resultado desejado.

Pode-se dizer que o britador de rolos é um "CAMALEÃO". Com a troca das placas ou segmentos dentados/frisado, o britador pode ser empregado para operar em outras condições de britagem ou mesmo moagem sem a necessidade de fazer a substituição integral do equipamento ou mesmo de sua motorização.

A versatilidade do britador permite selecionar para operar como britagem primária, britagem secundária e até na re-britagem. Na condição de britagem primária, tem como limite a capacidade de 1000 t/h a pedras até 800 mm. Consegue operar na presença de umidade de até 25%, pois se utiliza de raspadores que impedem que o minério venha a grudar nos rolos.

Entre as aplicações é possível citar:
Calcário calcítico, dolomítico, cal, argila, quartzo (areia de brita), carbonatos, coque, carvão mineral, carvão vegetal, feldspato, reciclagem de vidro, carbonatos, bauxita, fertilizantes e até mesmo sínter com alta temperatura.

O Britador de Rolos se mostrou uma boa alternativa entre os britadores de impacto e mandíbula. O primeiro possui propriedade de geração de material cubicular, alto rendimento no peneiramento, porém com alto consumo de energia. Já o segundo, gera um material lamelar, baixo rendimento de peneiramento, porém com baixo consumo de energia. O Britador de Rolos ganha espaço nas deficiências apresentadas pelos seus concorrentes, e que aplicadas caso a caso, podem vir a gerar reais ganhos de eficiência.

No momento a ICON, uma empresa catarinense, testa o minério de ferro para geração de granulometria abaixo de 5 mm, e está presente no mercado de mineração com outros tipos de equipamento, tais como: Britadores de impacto, mandíbula, moinhos de martelos, válvulas, filtros, secadores e muito mais.

Para ter conhecimento de curvas aplicadas a cada material, entre em contato.
Por Uracy Rodrigues-  Consultor técnico da ICON.

category-img

Há mais de 45 anos a ICON atua com o mesmo foco e objetivo: oferecer ao mercado industrial as melhores soluções em cada setor que atua.

HEAD OFFICE:

SOCIAL MEDIA:

topics

loader
category-img

Há mais de 45 anos a ICON atua com o mesmo foco e objetivo: oferecer ao mercado industrial as melhores soluções em cada setor que atua.

HEAD OFFICE:

SOCIAL MEDIA: