GERAL

CURTAS: Bosch quer parceria com Cetem para treinamentos e novas tecnologias

Leia nas Curtas de hoje: CRM recebe termo de posse de lavra para Mina de Candiota; DNPM promove curso sobre novo sistema de dados do Relatório Anual de Lavra; Eike Batista vende mais um dos seus ativos.

CURTAS: Bosch quer parceria com Cetem para treinamentos e novas tecnologias

Bosch quer parceria com Cetem para treinamentos e novas tecnologias

Representantes da Bosch se reuniram com pesquisadores do Centro de Tecnologia Mineral (Cetem), no Rio de Janeiro, para discutir a possibilidade de parcerias entre as duas instituições. Na ocasião, foram discutidos o desenvolvimento de tecnologias em conjunto, o uso de equipamentos já desenvolvidos pela Bosch nas pesquisas realizadas pelo centro e a possibilidade de treinamento de profissionais da empresa pelo Cetem. A Bosch desenvolve serviço de consultoria para empresas de mineração e fornece produtos e serviços automotivos para montadoras e para o mercado de reposição. De acordo com o representante das indústrias Bosch, Alberto Abdu, o objetivo é promover a venda de aparelhos já usados para a mineração, em seguida, serão feitas adaptações de equipamentos de outras áreas para as necessidades da atividade mineradora e, caso as primeiras etapas demonstrem ser economicamente viáveis, será dado início ao desenvolvimento de novos produtos em área de pesquisa específica para mineração.

CRM recebe termo de posse de lavra para Mina de Candiota

O Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) emitiu o Termo de Imissão de Posse da Lavra da malha III para a Companhia Riograndense de Mineração (CRM), por meio da Portaria de Concessão de Lavra nº 933. Para o início das operações na área de 2 mil hectares, no Município de Candiota, é necessária ainda a concessão da licença ambiental junto à Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luiz Roessler (Fepam). Assinaram o termo de imissão o engenheiro Mário Antonio Bertol, da diretoria de Gestão de Títulos Minerários do Estado (DGTM/RS), Sérgio Bizzaro César, em nome da autarquia, e o Superintendente da Mina de Candiota, engenheiro José Fernando Oliz.

DNPM promove curso sobre novo sistema de dados do Relatório Anual de Lavra

O Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) promoveu, na última sexta-feira (19), em Brasília, o treinamento para o novo sistema AMBweb. O objetivo do curso é familiarizar os servidores com a ferramenta, por meio da qual será possível depurar os dados informados pelos mineradores na declaração do Relatório Anual de Lavra (RAL), com a intenção de gerar dados para a elaboração do Anuário Mineral Brasileiro (AMB). O novo sistema irá subsidiar outras publicações da autarquia. “A importância do sistema é a possibilidade de ações integradas das diretorias técnicas”, disse o diretor-geral substituto do DNPM, Victor Hugo Froner Bicca.

Eike Batista vende mais um dos seus ativos

A IMX, companhia do empresário Eike Batista, foi vendida, na quinta-feira (18), para o fundo Mubadala, de Abu Dabi, como parte do pagamento de dívidas. A empresa detém direitos de eventos esportivos, da marca Rock in Rio, do Cirque du Soleil no Brasil e faz a gestão da carreira de atletas. Ainda na semana passada, Eike vendeu por US$ 400 milhões em Doha, no Qatar, a AUX, que detém projetos de ouro na Colômbia. Em pouco mais de um ano, o empresário realizou a negociação da MPX, LLX, CCX e parte do Porto Sudeste, entre outros empreendimentos, e arrendou a MMX Corumbá.