CURTAS: Vale investe em tecnologia para garantir durabilidade das estruturas do projeto S11D

Leia nas Curtas de hoje: DNPM publica portaria sobre documentação de bens minerais; Mineradora Herculano descarta risco de novo deslizamento de barragem; Minas Gerais recebe palestra sobre as fontes de potássio para produção de café.
CURTAS: Vale investe em tecnologia para garantir durabilidade das estruturas do projeto S11D CURTAS: Vale investe em tecnologia para garantir durabilidade das estruturas do projeto S11D CURTAS: Vale investe em tecnologia para garantir durabilidade das estruturas do projeto S11D CURTAS: Vale investe em tecnologia para garantir durabilidade das estruturas do projeto S11D CURTAS: Vale investe em tecnologia para garantir durabilidade das estruturas do projeto S11D

Vale investe em tecnologia para garantir durabilidade das estruturas do projeto S11D

Painéis de chapa dupla de aço, com tratamento anticorrosivo e preenchidos com placas de isopor, estão facilitando a construção dos prédios de apoio do Projeto Ferro Carajás S11D, da Vale, no Pará. O material substitui o método convencional de alvenaria na construção das estruturas dos prédios. Conhecido como 'painel-sanduíche', o material é leve, resistente e durável e funciona como isolante térmico e acústico. No total, sete prédios do projeto estão sendo construídos com a nova tecnologia. De acordo com a Vale, o novo método de construção, além de mais rápido, diminui a geração de resíduos. “As construções tradicionais, em alvenaria, demoram três vezes mais para ficar prontas e produzem 30% a mais de resíduos”, afirmou a mineradora em comunicado.

DNPM publica portaria sobre documentação de bens minerais

O Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) publicou ontem (15), no Diário Oficial da União (DOU), portaria com os regulamentos sobre os documentos comprobatórios e modelos de recibo e do cadastro que envolvem a fiscalização da pesquisa, da lavra, do beneficiamento e da comercialização dos bens minerais. A legislação regulariza a compra de ouro por instituição autorizada pelo Banco Central do Brasil, considerando que é de responsabilidade do vendedor a veracidade das informações por ele prestadas no ato da transação, como por exemplo, a legalidade do ouro adquirido. A portaria também descreve a documentação necessária para o transporte do ouro dentro da circunscrição da região aurífera produtora até uma instituição legalmente autorizada a realizar a compra. O DNPM afirma que providenciará a informatização de todos os procedimentos referidos no caput, possibilitando o envio eletrônico periódico dessas informações pelos adquirentes.

Mineradora Herculano descarta risco de novo deslizamento de barragem

Os riscos de deslizamento de uma outra barragem na Mineradora Herculano, em Itabirito (MG), estão extintos, de acordo com comunicado divulgado ontem (15) pela empresa que realizou trabalhos de contenção da erosão no depósito de rejeitos de mineração B3. Na última quarta-feira (10), uma das barragens da mineradora se rompeu, deixando três operários soterrados. O operador de retroescavadeira Adilson Aparecido Batista segue desaparecido. A mineradora foi avisada sobre os riscos de deslizamento e teve que criar, a pedido do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), um plano emergencial para conter o dique. Técnicos da Supram também estiveram na empresa para vistoriar as obras e ajustar as providências de médio e longos prazos.

Minas Gerais recebe palestra sobre as fontes de potássio para produção de café

A companhia produtora de fertilizantes, Verde Potash, vai participar da Semana Internacional do Café, em Belo Horizonte (MG), na quinta-feira (18). Na ocasião será exposto o fertilizante ThermoPotash ("TK"), que possui o triplo da eficiência que o cloreto de potássio (KCl), quando aplicado a plantações de café, segundo a Empresa de Pesquisa Agropecuria de Minas Gerais. O ThermoPotash é um multi-nutriente fertilizante, sem cloreto, e ideal para produções em solos brasileiros. O especialista, Eduardo Spolidorio, vai apresentar durante o evento, palestra sobre os benefícios do TK, dentre outras fontes de potássio. A produção de café representa 30% do consumo de potássio do Estado de Minas Gerais.

loader

Most read Geral

Most read Geral