CURTAS: CPRM, Greve, Desertificação, Yamana

Leia nas Curtas de hoje: Delegação brasileira participa de workshop de mineração da União Europeia; Sindicalistas do setor de mineração ameaçam greve no sul do país; Mineração é apontada como um dos causadores da desertificação no ES; Yamana conclui aquisição da Osisko.
CURTAS: CPRM, Greve, Desertificação, Yamana CURTAS: CPRM, Greve, Desertificação, Yamana CURTAS: CPRM, Greve, Desertificação, Yamana CURTAS: CPRM, Greve, Desertificação, Yamana CURTAS: CPRM, Greve, Desertificação, Yamana

Delegação brasileira participa de workshop de mineração da União Europeia

Representantes do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e do Ministério de Minas e Energia participaram nos dias 12 e 13 de junho, em Bruxelas, na Bélgica, de um workshop sobre mineração promovido pela União Europeia. No encontro foram discutidas experiências nas áreas de política mineral, tecnologia, meio ambiente, segurança e saúde. O diretor-presidente do CPRM falou sobre os principais projetos de pesquisa desenvolvidos nas áreas de mapeamento geológico, aerolevantamento, recursos minerais e geologia marinha. Já os representantes do ministério, Carlos Nogueira e Frederico Bedran, apresentaram detalhes da política mineral no Brasil.

Sindicalistas do setor de mineração ameaçam greve no sul do país

Uma reunião dos sindicatos mineiros do sul do país, no último dia 9 de junho, terminou com a ameaça de paralisação durante a Copa do Mundo. Os sindicalistas querem que seja arquivado o Projeto de Lei 7011/2013, proposto pelo deputado Edinho Bez (SC), que altera dispositivos da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) para minas subterrâneas. Na ocasião, o vice-presidente da Nova Central Sindical de Trabalhadores do Rio Grande do Sul, Oniro Camilo, se reuniu com representantes da Federação Interestadual dos Trabalhadores nas Indústrias de Extração de Carvão do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Mineração é apontada como um dos causadores da desertificação no ES

No Dia Mundial de Combate à Desertificação, 17 de junho, o coordenador do Movimento dos Pequenos Agricultores do estado do Espírito Santo, Valmir Noventa, apontou a mineração e o agronegócio como os principais responsáveis. “A situação vem se agravando, à medida que o agronegócio e a mineração avançam” afirmou Noventa. Segundo ele, no Espírito Santo, a situação é alarmante nas regiões do norte e extremo norte, onde a monocultura intensiva do eucalipto é responsável pela desnutrição e secura do solo. Além da região sul, onde a mineração é responsável pela degradação do solo e dos recursos hídricos.

Yamana conclui aquisição da Osisko

A Yamana Gold disse ontem (16) que concluiu a aquisição de 50% de participação na Osisko Mining Corporation. A compra foi realizada em parceria com a canadense Agnico Eagle, que irá deter os 50% restantes da empresa. As mineradoras irão operar, conjuntamente, a unidade de Kirkland Lake, e continuar a extração nas propriedades de Hammond Reef, Pandora, e Wood-Pandora. "A conclusão da aquisição conjunta de Osisko e da mina canadense de Malartic acrescenta outro ativo fundamental para o nosso portfólio, e contribuirá de forma significativa para o aumento da produção e os níveis de fluxo de caixa”, disse Peter Marrone, CEO da Yamana.

loader

Most read Geral

Most read Geral