Dispositivo móvel da Metso auxilia na manutenção preventiva de equipamentos

A Metso, fabricante de equipamentos, está lançando um dispositivo móvel que auxilia na manutenção preventiva de equipamentos de mineração. O Metso Maintenance Pad, semelhante a um tablet, é capaz de fazer uma coleta de dados, em rota ou fora de rota, para avaliar o comportamento mecânico dos equipamentos por meio de sensores de vibração sem fio (Wi-Fi).
Dispositivo móvel da Metso auxilia na manutenção preventiva de equipamentos Dispositivo móvel da Metso auxilia na manutenção preventiva de equipamentos Dispositivo móvel da Metso auxilia na manutenção preventiva de equipamentos Dispositivo móvel da Metso auxilia na manutenção preventiva de equipamentos Dispositivo móvel da Metso auxilia na manutenção preventiva de equipamentos

Os sensores de vibração enviam as informações para o coletor de dados que possui um software especialista em análise de vibração. A nova solução Metso é certificada por norma internacional específica de garantia da qualidade das informações.

O dispositivo pode ser integrado ao sistema de vibração da DNA Machine Monitoring (sistema on-line), que pode ser instalado em moinhos, peneiras, britadores e retomadoras. Em todas essas máquinas, o sistema monitora as etapas de produção compilando fatores como áudio, imagens, vibração e temperatura.

O objetivo do Metso Maintenace Pad é fornecer um diagnótico detalhado, antecipadamente, para avaliar que componentes dos equipamentos devem ser trocados e quando isso precisa ocorrer. Para avaliar o diagnóstico, a solução considera os eventuais riscos de falhas, principalmente os relacionados as partes mecânicas das máquinas.

De acordo com Luiz Cláudio Ribeiro Prestes, coordenador de Vendas e Produto da Metso, com o uso dessa tecnologia, as paradas de manutenção dos equipamentos podem ser programadas, favorecendo o planejamento das mineradoras. “As empresas que adotam a tecnologia podem adequar seus estoques de peças de acordo com a real necessidade”, disse.

Segundo Prestes, a manutenção preditiva é mais eficaz que a manutenção preventiva, quando a troca de peças só é feita quando os componentes apresentam desgastes, pois reduz os riscos e custos das paradas não programadas.

De acordo com o coordenador, com a manutenção preditiva dos equipamentos, os riscos de acidentes diminuem. “O uso da tecnologia dos sensores de vibração sem fio (Wi-Fi) contribui para uma operação mais segura para os trabalhadores, em conformidade com a Norma Regulamentadora 12 (NR 12)”, afirmou Prestes.

topics

loader

Most read Geral

Most read Geral