CURTAS: Royalties, Tunísia, Metso, Licenciamento

Leia nas Curtas de hoje: Governador de Minas pede novas alíquotas para royalties da mineração; Tunísia quer parceria com Vale Fertilizantes; Metso oferece treinamento para mineração e construção; Licenciamento ambiental é tema de audiência pública.
CURTAS: Royalties, Tunísia, Metso, Licenciamento CURTAS: Royalties, Tunísia, Metso, Licenciamento CURTAS: Royalties, Tunísia, Metso, Licenciamento CURTAS: Royalties, Tunísia, Metso, Licenciamento CURTAS: Royalties, Tunísia, Metso, Licenciamento

Governador de Minas pede novas alíquotas para royalties da mineração

Os royalties da mineração foram um dos temas abordados pelo governador de Minas Gerais, Alberto Pinto Coelho, na terça-feira (6) no 31º Congresso Mineiro de Municípios. O governador disse “a questão do royalty da mineração, pacificada, deve ser objeto de uma medida provisória a ser baixada pelo governo federal para que esse assunto não prejudique mais os entes federados, principalmente àqueles estados que são minerários”. Na mesma ocasião o Governador defendeu o comprometimento com as receitas para a dívida dos estados com a União e o investimento federal na saúde. As informações são da Agência Minas.

Tunísia quer parceria com Vale Fertilizantes

A possível parceria entre a Vale Fertilizantes e a Tunísia pode resultar em um investimento de US$ 2,5 bilhões em uma mina de fosfato no centro-oeste do país. O ministro da Indústria, Minas e Energia da Tunísia, Kamel Ben Naceur, disse na terça-feira (6), durante uma conferência em São Paulo, que pode otimizar todo o ciclo de produção usando o conhecimento de empresas como a Vale. O ministro esteve em reunião com a empresa na segunda-feira. A Tunísia planeja aumentar sua produção de fosfato para 12 milhões de toneladas anuais em 2020.

Metso oferece treinamento para mineração e construção

A Metso ofereceu treinamento em tecnologias para 60 profissionais, entre técnicos, supervisores e operadores de equipamentos de britagem. Ao longo de março e abril, em Sorocaba, os especialistas da empresa apresentaram os procedimentos de operação e manutenção das soluções da empresa. Recursos audiovisuais e palestras foram utilizadas. A Metso ofereceu aos participantes uma visita técnica as fábricas de Fundição e de Equipamentos.

Licenciamento ambiental é tema de audiência pública

O licenciamento ambiental de empreendimentos como projetos de mineração foi tema da audiência pública na Comissão de Serviços de Infraestrutura, na quarta-feira (7). A reunião foi requerida pelo senador Fernando Collor (PTB-AL) e tratou do excesso de burocracia e de exigências no licenciamento ambiental. Tramitam no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) cerca de 1.800 processos de licenciamento. Para o diretor de licenciamento do Ibama, Thomaz Toledo, há dificuldade de se criarem procedimentos mais objetivos devido à diversidade da carteira de projetos ambientais.

loader

Most read Geral

Most read Geral