CURTAS: Ebola pode causar prejuízos ao setor de mineração na África

Leia nas Curtas de hoje: Estudo aponta que mineração de carvão nos EUA emite 3 vezes mais metano que o previsto; América Latina registra 3º ano consecutivo de exportações estagnadas; Bruno Feigelson lança 2ª edição do livro 'Curso de Direito Minerário'.
CURTAS: Ebola pode causar prejuízos ao setor de mineração na África
CURTAS: Ebola pode causar prejuízos ao setor de mineração na África
CURTAS: Ebola pode causar prejuízos ao setor de mineração na África
CURTAS: Ebola pode causar prejuízos ao setor de mineração na África
CURTAS: Ebola pode causar prejuízos ao setor de mineração na África

Ebola pode causar prejuízos ao setor de mineração na África

A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura afirmou ontem (9) que o surto de ebola pode causar um prejuízo total estimado para os próximos dois anos de US$ 32 bilhões, caso a doença continue se espalhando de forma descontrolada, apontou um relatório divulgado pelo Banco Mundial. Na Libéria, por exemplo, o setor de mineração contribui com cerca de 14% da economia, com empresas internacionais como a ArcelorMittal, Hummingbird, Chevron e Exxon & Total operando muitas das minas do país. Contudo, a maioria delas impôs restrições de viagem aos empregados e estão evacuando pessoal não essencial na região.

Estudo aponta que mineração de carvão nos EUA emite 3 vezes mais metano que o previsto

Um estudo feito pela Agência Espacial Americana (Nasa) e pela Universidade de Michigan mostra que uma região do sudoeste dos Estados Unidos está emitindo uma quantidade de metano três vezes maior do que o previsto. A persistência das emissões "indica que a fonte provavelmente se origina de gás e carvão estabilizados, e do metano derivado da mineração e do processamento dos leitos de carvão", diz o estudo, publicado ontem (9) na Geophysical Research Letters, revista da União Geofísica Americana. O metano é um poderoso gás causador de efeito estufa, mais nocivo do que o dióxido de carbono (CO2).

América Latina registra 3º ano consecutivo de exportações estagnadas

O comércio exterior da América Latina e do Caribe completará em 2014 três anos de estagnação, devido ao baixo crescimento das exportações e à leve queda de suas importações, afirmou ontem (9) a Comissão Econômica Para a América Latina e o Caribe (Cepal). Segundo o relatório "Panorama da Inserção Internacional da América Latina e do Caribe 2014", o valor das exportações regionais crescerá em média apenas 0,8% este ano, enquanto as importações da região cairão 0,6%. Países como Chile e Peru, com alta produção mineradora, sofreram a baixa da cotação internacional de metais como cobre, prata e ouro, entre outros.

Bruno Feigelson lança 2ª edição do livro 'Curso de Direito Minerário'

A segunda edição do livro “Curso de Direito Minerário” foi lançada este mês pela editora Saraiva. A obra, de autoria do advogado especialista em direito minerário Bruno Feigelson, é voltada para advogados, geólogos e profissionais ligados ao setor de mineração. Segundo Feigelson, a ideia era lançar a segunda edição após a aprovação do novo Código de Mineração, mas, devido ao sucesso do primeiro livro, lançado em 2012, foi feita uma nova edição atualizada, incluindo uma abordagem profunda sobre as propostas do Projeto de Lei do marco regulatório da mineração (PL 5807/13), que atualiza o código atual, em vigor desde 1967. O “Curso de Direito Minerário” pode ser encontrado nas principais livrarias do país.

loader

Most read Geral

Most read Geral