Este artigo tem 11 anos. As imagens podem não ser exibidas.
Glencore e Sumitomo compram participação da Rio Tinto em mina de carvão
A mineradora Rio Tinto venderá sua participação majoritária (50,1%) na terceira maior mina de carvão térmico da Austrália para a Glencore Xstrata e a japonesa Sumitomo Corporation. A venda, no valor de US$ 1 bilhão, é pelos ativos da mina de Clermont, em Queesland, na Austrália. Segundo informações da Reuters, a Rio Tinto colocou a venda os ativos para que ela pudesse se concentrar em suas operações maiores.
Garimpeiros poderão ter concessão de lavra
Uma nova proposta feita pelos deputados para o novo código de mineração, poderá transformar a permissão em concessão de lavra. Atualmente o garimpeiro, quando descobre o minério, tem permissão de lavra, que é desenvolver a atividade em até 30 metros. A reclamação é que os garimpeiros estariam servindo como “farejadores de minério”, pois logo em seguida as mineradoras requeriam a concessão da lavra, tirando-os de lá. “O que estamos propondo é que, a partir deste momento, uma vez constatada a existência do minério, [o garimpeiro] tenha o direito da permissão se transformar em concessão de lavra para esse garimpeiro desenvolver sua atividade, evitando conflito, a incompreensão de não poder retirar quando encontra”, defendeu o deputado José Priante (PMDB-PA).
Programa de estágio da Samarco abre vagas em Minas Gerais e Espírito Santo
O programa de estágio da mineradora Samarco abriu inscrições para estudantes de nível superior e técnico, nos estados de Minas Gerais e Espírito Santo. Alunos de diversos cursos podem participar. Os interessados devem realizar a inscrição até o dia 3 de novembro pelo site da empresa. As vagas são para as unidades industriais da Samarco de Ubu, em Anchieta, na região Sul do Espírito Santo e de Germano, em Mariana, Minas Gerais. Os estagiários, que devem começar a trabalhar em Março de 2014, irão receber transporte, seguro de vida e bolsa-salário.
Desconto de ICMS no Amapá
As indústrias de mineração e metalurgia, localizadas no estado do Amapá, terá redução da base de cálculo de 50% do ICMS relativo ao diferencial de alíquotas incidente na aquisição de bens do ativo fixo, de origem nacional, relacionados no Anexo Único do ato em fundamento, até o dia 31 de dezembro de 2015. O anúncio consta do decreto nº 5.767/2013 publicado no dia 7 de outubro.
Rússia está entre os quatro maiores produtores mundiais de ouro
A nação Russa está em quarto lugar no ranking dos maiores produtores mundiais de ouro. A colocação é reflexo da produção de cerca de 156 toneladas de ouro nos primeiros oito meses de 2013, 15% a mais que no mesmo período do ano anterior, segundo dados da União Russa de Produtores de Ouro (Urpo). A atração de investidores e a facilidade na obtenção de licenças são alguns dos fatores que contribuem para o índice positivo. A expectativa é que, até o ano que vem, a Rússia tome o terceiro lugar do ranking, ocupado pelos Estados Unidos. As informações são da Gazeta Russa.