GERAL

EXECUTIVOS: Luna, Synapsis, DNPM e New Carolin Gold

Na seção Executivos, fique a par das movimentações dos principais profissionais de empresas de mineração no Brasil e no mundo.

EXECUTIVOS: Luna, Synapsis, DNPM e New Carolin Gold

Ex-BHP assume presidência do Conselho da Luna

A Luna Gold nomeou, na última segunda-feira (16), Luís Baertl para a presidência do Conselho de Administração da empresa. Ele substituirá Keith Hulley, que anunciou sua aposentadoria. Ao longo de sua carreira no setor de mineração, Baertl chegou a vice-presidência da BHP Billiton e foi vice-presidente sênior de Desenvolvimento de Negócios da Barrick Gold.

Baertl é o atual presidente e CEO da La Ermita, um grupo chileno com negócios em mineração e agricultura. O executivo também trabalhou para o Citicorp-Citibank e Chase Manhattan Bank.

"Estou ansioso para trabalhar com o Conselho e todos os funcionários da Luna, para executar nossa visão coletiva de criar uma produtora de ouro rentável e sustentável”, disse Baertl.

DNPM tem novo superintendente no CE

O Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) nomeou Francisco Feitosa de Carvalho Freitas como superintendente do DNPM no Estado do Ceará. A posse foi realizada na última quarta-feira (18) em Brasília. O objetivo do novo superintendente é aumentar a participação do Estado no setor de mineração.

“Acredito que, sem dúvida nenhuma, vou precisar da experiência de todos os servidores daquela unidade regional, a fim de que possamos expandir e fazer crescer o setor de mineração no Ceará”, afirmou Freitas. “Desejo-lhe muito sucesso à frente da Superintendência do Ceará, uma regional muito importante, e que tem forte tradição no setor de mineração”, disse Victor Bicca, diretor-geral substituto do DNPM.

Alvaro Melo é o novo diretor comercial da Synapsis no Brasil

A Synapsis, empresa de tecnologia que presta serviços para o setor de mineração, nomeou Álvaro Melo para assumir a diretoria comercial da companhia no Brasil. O executivo terá a missão de elevar as vendas em 40% no país, bem como acelerar os negócios em Information Technology Outsorcing (ITO) nos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro.

Antes de chegar ao Brasil, o executivo trabalhava como gerente de Vendas na Synapsis da Colômbia e esteve à frente de projetos de ITO de alta complexidade em grandes empresas, privadas e públicas, do país. “Tenho acompanhado o avanço da Synapsis Brasil e estou bastante otimista em fazer parte dessa equipe. Além da expectativa de crescimento em vendas, nosso objetivo é elevar os negócios em ITO”, afirmou Melo.

New Carolin Gold tem novos executivos

A júnior canadense New Carolin Gold nomeou Barry Lee para o cargo de CFO e Kristian Whitehead para a função de assessor técnico do Conselho de Administração. Whitehead trabalhou como geólogo sênior em várias empresas do setor de mineração, mas foi como consultor independente que desenvolveu seus principais projetos, trabalhando em países como Brasil, Estados Unidos e Canadá.

Lee tem mais de 20 anos de experiência no setor de recursos e, ao longo desse período, prestou serviços de planejamento estratégico para empresas públicas e privadas. Ele substituirá Reda Akladios, que renunciou ao cargo de CFO para se concentrar em outros projetos comerciais. “A experiência de ambos no setor de recursos, junto a nossa equipe de executivos, contribuirá com as iniciativas de planejamento estratégico da empresa”, afirmou o CEO da New, Robert Thast.