CURTAS: Aumenta número de conflitos sobre uso de água do projeto da Bamin

Leia nas Curtas de hoje: DNPM finaliza módulo de especialização em segurança de minas subterrâneas; Governo discute desafios e estratégias para setor de mineração no Brasil; Eternit confirma notificação sobre exposição ao amianto em fábrica no RJ.
CURTAS: Aumenta número de conflitos sobre uso de água do projeto da Bamin CURTAS: Aumenta número de conflitos sobre uso de água do projeto da Bamin CURTAS: Aumenta número de conflitos sobre uso de água do projeto da Bamin CURTAS: Aumenta número de conflitos sobre uso de água do projeto da Bamin CURTAS: Aumenta número de conflitos sobre uso de água do projeto da Bamin

Aumenta número de conflitos sobre o uso de água do projeto da Bamin

Os conflitos relacionados ao uso da água na Bahia cresceram quase três vezes no ano passado em comparação com 2012, saltando de 8 para 21, segundo o relatório da Comissão Pastoral da Terra (CPT) e do Instituto de Geociências da Universidade Federal da Bahia, apresentado na sexta-feira (29). “Do total de casos registrados e acompanhados pela comissão em 2013, 14 deles, ou seja, a maioria, têm origem em conflitos ligados ao projeto Pedra de Ferro, desenvolvido pela Bahia Mineração (Bamin) em Caetité e Pindaí”, afirma o sociólogo Rubem Siqueira, da CPT. O número se refere às disputas travadas por camponeses contra o governo, grupos empresariais e donos de fazendas, envolvendo, sobretudo, o acesso a recursos hídricos por comunidades da zona rural.

DNPM finaliza módulo de especialização em segurança de minas subterrâneas

O Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) finalizou, na sexta-feira (29), o 4º módulo do curso de capacitação de especialização em segurança de minas subterrâneas, realizado em Criciúma (SC). Com o tema “Controle de Maciços Rochosos” o curso foi direcionado a 22 engenheiros de minas e ministrado pelo professor André Zingano, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Estão previstos para outubro e dezembro dois módulos para conclusão dessa primeira etapa da formação, com os temas “Segurança de Mina” e “Projetos em Mineração Subterrânea”.

Governo discute desafios e estratégias para setor de mineração no Brasil

Representantes da Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Setec), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério de Minas e Energia (MME) se reuniram, na quinta-feira (28), em Brasília (DF), para discutir o desenvolvimento do setor de mineração no Brasil. Segundo Elzivir Guerra, diretor do Departamento de Transformação e Tecnologia Mineral do MME, destacou que a produção de nióbio e de minério de ferro é estratégica para o país, pela abundância e pelo valor comercial na balança comercial nacional. Durante a reunião, também foi discutido o novo marco regulatório da mineração, que está em trâmite no Congresso.

Eternit confirma notificação sobre exposição ao amianto em fábrica no RJ

A fabricante de telhas Eternit confirmou que foi notificada, na sexta-feira (29), do processo do Ministério Público do Trabalho (MPT) contra a companhia, após investigação na fábrica da empresa no Rio de Janeiro apontar risco de exposição dos trabalhadores ao amianto. De acordo com a fabricante, será realizada audiência de tentativa de conciliação perante a Vara do Trabalho do Rio de Janeiro na quinta-feira (4) . A multa pode chegar a R$ 1 bilhão. “A Companhia reforça sua crença na Justiça brasileira e espera que sejam consideradas as evidências técnicas e científicas no julgamento destas ações” disse a empresa por meio de comunicado publicado na última sexta-feira (29).

loader

Most read Geral

Most read Geral