EXTERIOR

Curtas: Venezuela e Cuba fecham acordo na mineração

Leia também nas Curtas de hoje: Plebiscito de venda da CRM tranca pauta na Assembleia Legislativa do RS; Semirreboque da Mantella ganha prêmio; Ibama desmonta garimpo ilegal no Estado do Amazonas

 Miguel Díaz-Canel, presidente de Cuba

Miguel Díaz-Canel, presidente de Cuba

Venezuela e Cuba fecham acordo na mineração

Venezuela e Cuba consolidaram, na última quarta-feira (30), durante visita que o presidente cubano, Miguel Díaz-Canel ao país sulamericano, os acordos e projetos que já estão ativos e estudaram novos convênios em matéria de mineração, turismo, agricultura e indústria.

"Consolidar e renovar para melhorar" foi a primeira das linhas anunciadas pelo presidente venezuelano, Nicolás Maduro, sobre os acordos em andamento, acrescentando que isto será feito junto ao início de "novos projetos industriais, agrícolas, mineradores, turísticos daqui até 10 anos, pelo menos". As informações são da EFE.

Ibama desmonta garimpo ilegal no Estado do Amazonas

O Grupo Especializado de Fiscalização (GEF), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis, realizou uma ação para combate desmatamento e garimpo de cassiterita na Terra Indígena Tenharim do Igarapé Preto (AM), que resultou na desativação de quatro escavadeiras hidráulicas, uma retroescavadeira e duas motobombas usadas em garimpos ilegais.

A operação, realizada com apoio da Frente de Proteção Etnoambiental Madeirinha-Juruena, da Fundação Nacional do Índio (Funai), combate ilícitos ambientais como exploração mineral e extração de madeira em Terras Indígenas e Unidades de Conservação no noroeste de Mato Grosso e no sul do Amazonas. As informações são do Ibama.

Plebiscito de venda da CRM tranca pauta na Assembleia Legislativa do RS

Há mais de um mês na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, o projeto de lei que permite a convocação de plebiscitos com antecedência mínima de 90 dias em relação às eleições passa a trancar a pauta do Parlamento gaúcho a partir de terça-feira. Isso significa que nenhum outro projeto pode ser votado se esse não for analisado antes. Hoje, o prazo legal para a convocação de consultas é de cinco meses antes do pleito. O objetivo do Governo do Estado é ouvir os eleitores, ainda em 2018, sobre a privatização ou federalização da Companhia Riograndense de Mineração, Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) e da Sulgás. As informações são do Correio do Povo.

Semirreboque da Mantella ganha prêmio

O semirreboque basculante traseiro Stratosphere 3.0, da Mantella S.r.l, da Itália, venceu o Swedish Steel Prize. O Swedish Steel Prize está sendo concedido pela 19ª vez, e o vencedor receberá uma estatueta do escultor Jörg Jeschke e um prêmio em dinheiro de 100.000 coroas suecas, a ser doado a uma instituição de caridade escolhida pelo vencedor. A CTE S.p.A. da Itália, a JAK-Metalli Oy da Finlândia e a Trufab Global da Austrália, foram as outras classificadas do Swedish Steel Prize 2018.