EXTERIOR

CURTAS: Congo aumenta tributos na mineração

Leia nas Curtas de hoje: Chineses têm interesse em projeto de minério de ferro em Moçambique; Prêmio Vale-Capes muda de formato; Moradores protestam contra alteração de regras para mineração em Caldas (MG).

CURTAS: Congo aumenta tributos na mineração

Congo aumenta tributos na mineração

A câmara baixa do parlamento do Congo aprovou um novo Código de Mineração no país, que aumentará os impostos e royalties. O código, originalmente proposto em 2015, foi arquivado devido a objeções das mineradoras, que alegavam que a medida adiaria investimentos. Agora, o código vai ao Senado para outra votação. O Congo é o maior produtor de cobre da África, além de um importante produtor de ouro e cobalto. Na versão anterior do projeto, os royalties do cobre passariam de 2% para 3,5% e os do ouro, de 2,5% por cento para 3,5%. As informações são da Reuters.

Chineses têm interesse em projeto de minério de ferro em Moçambique

Os grupos chineses Magang Holding Company (Masteel), Shanxi Zhangze Electric Power e Sinosteel Corporation estão interessados em um projeto de minério de ferro da Capitol Resources, subsidiária do grupo australiano Baobab Resources. A mineradora deve assinar com o governo de Moçambique um contrato para extração e minério de ferro na província de Tete. Segundo a imprensa local, a assinatura do contrato com o governo acontece depois de um grupo de representantes de empresas chinesas manifestar o interesse em participar do projeto. As informações são da imprensa local.

Prêmio Vale-Capes muda de formato

A Vale anunciou hoje (12) que o Prêmio Vale-Capes, realizado com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, do Ministério da Educação, passará a ser concedido a pesquisadores pelo conjunto da obra, e não mais se limitará a teses e dissertações. A premiação passa também a ser dividida em duas categorias de premiação: Pesquisador Emérito e Jovem Pesquisador. Antes, o evento premiava quatro temas, com oito ganhadores. De acordo com a mineradora, a mudança no Prêmio Vale-Capes acontece com o objetivo de "valorizar a inovação em Ecologia e Conservação da Natureza". O Prêmio Vale-Capes será entregue amanhã (13), em Brasília, às 17 horas. As informações são da Vale.

Moradores protestam contra alteração de regras para mineração em Caldas (MG)

Um Projeto de Lei do vereador de Caldas (MG), Emerson Junqueira (PTB), que pretende aumentar a área para exploração mineral na região de Pedra Branca, é alvo da preocupação de moradores e ambientalistas. Eles têm receio de que a área explorada aumente de 50 hectares para mais de 2 mil hectares. Na época, a lei transformou a região em uma área de preservação ambiental, que ficou conhecida como Santuário Ecológico da Pedra Branca. O artigo 56 proíbe qualquer atividade de mineração, com exceção para as empresas que já atuavam na região. Segundo Junqueira, o projeto não vai permitir a instalação de novas mineradoras, mas viabilizará a atividade de outras empresas. As informações são do portal de notícias G1.