EDUCAÇÃO

Ibram realiza terceira edição do prêmio de SST na mineração

O Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram) realiza a terceira edição do “Melhores Práticas em Saúde e Segurança do Trabalho na Mineração”. As inscrições podem ser feitas até 3 de setembro e, pela primeira vez, a premiação é aberta para empresas não associadas ao Ibram ou ao Programa Especial de Saúde Ocupacional na Mineração (Programa Mineração).

Ibram realiza terceira edição do prêmio de SST na mineração

Segundo o Ibram, dados do Ministério do Trabalho apontam que, apenas no Brasil, a mineração gera mais de 180 mil empregos diretos. Ao longo da cadeia industrial que o segmento representa, existem cerca de dois milhões de pessoas envolvidas com a atividade, de acordo com a Agência Nacional de Mineração (ANM).

A participação no prêmio é aberta a todas as empresas de mineração que possuem operações no Brasil. Para participar, é necessário apresentar uma declaração de ausência de acidente grave referente aos últimos 12 meses. Associadas ao Ibram e ao Programa Mineração são isentas da taxa de inscrição.

Os inscritos podem concorrer em três categorias: "Como prevenir e gerir os Riscos Ergonômicos nas Atividades Minerais - melhores práticas"; "Ferramentas de Gestão de Riscos Associados à SST- melhores práticas" e "Conservação Auditiva - Demonstrar a Evolução Médica".

O grau de inovação do case; a comprovação dos resultados obtidos; o envolvimento e conhecimento dos empregados nas ações apresentadas pelo case e os impactos das ações de SST, constantes no case, em outros setores da empresa, são alguns dos critérios considerados para avaliação.

O prazo para envio dos cases é até dia 1º de outubro. O evento de premiação será no dia 4 de dezembro na sede da Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), em Belo Horizonte (MG).

Na primeira etapa serão selecionados os três melhores cases de cada categoria. A segunda etapa constitui a avaliação da apresentação oral dos cases selecionados. Os cases que obtiverem maior nota na soma das avaliações referentes às 1ª e 2ª etapas serão classificados nas três primeiras posições nas respectivas categorias.

O vencedor de cada categoria terá a oportunidade de apresentar o trabalho em Painel Específico de SST durante o 18º Congresso Brasileiro de Mineração (Exposibram), que será realizado entre os dias 9 e 12 de setembro de 2019.

"Nas edições anteriores a participação era exclusiva para os associados do IBRAM e do Programa Mineração. A edição de 2019 cresceu e abre a oportunidade para as demais empresas do setor. As mineradoras têm se conscientizado que o investimento em SST é um importante fator de competitividade na mineração mundial", afirma a coordenadora do programa, Cláudia Pellegrinelli. Para mais informações, clique aqui. As informações são do Ibram.