EDUCAÇÃO

CURTAS: CBPM lança livro 'Geofísica na Bahia'

Leia também nas Curtas de hoje: Camex aprova medidas compensatórias sobre importações de aço chinês; Seis cidades têm 21% do mercado mundial de carros elétricos; Plebiscito da privatização da CRM não acontece neste ano.

 Capa do livro Geofísica na Bahia

Capa do livro Geofísica na Bahia

CBPM lança livro ‘Geofísica na Bahia'

A Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) lançou o livro "Geofísica na Bahia - Estudos Geológicos e Exploração Mineral" na segunda-feira (21) durante o 8º Simpósio Brasileiro de Exploração Mineral (Simexmin), em Ouro Preto (MG). A obra é de autoria de Raymundo Wilson Santos Silva, mestre em Geofísica de Exploração Mineral, e Edson Emanoel Starteri Sampaio, professor titular de Geociências da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

O objetivo da obra é promover as oportunidades minerais oferecidas pela Bahia e difundir o conhecimento da geofísica do Estado. A publicação traz ainda o catálogo dos levantamentos aerogeofísicos, onde é possível consultar as áreas reconhecidas como potencialmente portadoras de minérios, petróleo e gás. Além disso, disponibiliza os resumos de produções acadêmicas que têm a Bahia como objeto de estudos.

Camex aprova medidas compensatórias sobre importações de aço chinês

O conselho de ministros da Câmara de Comércio Exterior (Camex) decidiu aprovar a aplicação de medidas compensatórias, por até 5 anos, às importações brasileiras de laminados planos da China.

Segundo o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, na prática, isso significa que as importações de laminados planos não serão objeto de pagamento de direitos compensatórios. Os ministros disseram que o governo brasileiro não aceita que nenhuma prática desleal de comércio desestabilize os setores produtivos do país e que a decisão "é coerente com aquela tomada pelo Conselho em janeiro de 2018, quando se aplicou e suspendeu, no mesmo ato, o direito antidumping sobre as importações do produto". A Camex afirma que a suspensão da medida compensatória é uma exceção, definida após análise de seu impacto na economia nacional. As informações são MDIC.

Seis cidades têm 21% do mercado mundial de carros elétricos

Pequim, Xangai, Shenzhen, Tianjin, Hangzhou e Cantão, seis cidades chinesas, representam juntas 21% do mercado global de carros elétricos. As cidades chinesas, que implementaram restrições aos carros a gasolina, representaram 40% dos 579 mil carros elétricos vendidos no país no ano passado, segundo relatório da Bloomberg. As informações são da Bloomberg.

Plebiscito da privatização da CRM não acontece neste ano

A realização de plebiscito para decidir sobre a privatização ou federalização de empresas estatais no Rio Grande do Sul, como a Companhia Riograndense de Mineração (CRM), pode não acontecer neste ano, contrariando os planos do governo do Estado. Essa é a avaliação do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marlon Santos (PDT), responsável por conduzir o processo no Parlamento. "Vou pedir um parecer jurídico para a procuradoria, porque, no meu entendimento, tem um problema de prazo", declarou. Isso porque a atual legislação estadual prevê que a consulta popular deve ser convocada com 150 dias de antecedência, prazo que expirou no início do mês. As informações são do Jornal do Comércio do Rio Grande do Sul.