EDUCAÇÃO

Uso de explosivos na mineração é tema de debate no World Mining Congress

A 24ª edição do World Mining Congress (WMC) terá parte de sua programação no dia de encerramento, 21 de outubro, dedicada ao uso de explosivos na mineração. O apresentador da série “Os Detonadores”, do Discovery Chanel, Paul N. Worsey, representantes da Sociedade Internacional de Engenheiros de Explosivos (ISEE, na sigla em inglês) e Robert McClure, presidente McClure Inc. irão abordar o tema.

Uso de explosivos na mineração é tema de debate no World Mining Congress

De acordo com o Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), a programação terá início com o tema “Inovação e uso de Explosivos”, em painel moderado pelo professor Enrique Munaretti, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e integrante do Comitê Científico do WMC 2016. No painel serão discutidas questões relacionadas aos produtos utilizados, energia, custos e Anfo, explosivo produzido pela mistura de hidrocarbonetos líquidos e nitrato de amônio. Entre os palestrantes estão John William Eloranta e Alistair C. Torrance, ambos da ISEE, que apresentarão a entidade e discutirão a integração entre os métodos utilizados para coleta de dados e as ferramentas tradicionais de explosão.

“Um dos maiores desafios da área de explosivos é a falta de conhecimento da sociedade. Nossa área, além de extremamente segura, envolve basicamente uma ferramenta de engenharia utilizada para fragmentar rochas e que vem sendo utilizada mundialmente há mais de 400 anos”, diz Enrique Munaretti. “A sociedade muitas vezes relaciona a utilização dos explosivos às explosões criminosas de caixas eletrônicos, mas a realidade é bem diferente disso. Esse é um problema de falta segurança pública”, afirma.

Paul Worsey, que também é professor de Engenharia de Minas da Universidade de Missouri de Ciência e Tecnologia, apresentará ao público soluções para aumentar a eficácia das detonações de acordo com os tipos de explosivos utilizados.

“É fundamental mostrar à sociedade a importância do uso de explosivos. Graças à utilização desses materiais, temos hoje acesso a matérias-primas que seriam extremamente caras ou até impossíveis de produzir. Praticamente toda a matéria-prima utilizada pela sociedade vem da mineração e a utilização de explosivos é fundamental para a extração dessas rochas”, declara Munaretti.

“Os participantes do WMC poderão debater com os melhores técnicos internacionais do setor e discutir inovação no uso de explosivos e as principais tendências mundiais, assim como a utilização de novas tecnologias (como drones) e os investimentos mais seguros do setor”, declara o professor. “Discutir esse assunto no WMC é uma excelente maneira de internacionalizar o setor brasileiro de explosivos, capacitar nossos técnicos e, principalmente, mostrar para todo o mundo nosso potencial”, afirma em nota.

O evento WMC 2016 acontece de 18 a 21 de outubro, Rio de Janeiro (RJ). A programação completa, em inglês, pode ser conferida clicando aqui. As informações são do Ibram.