EDUCAÇÃO

Estudo da Votorantim para substituir óleo por coque é apresentado em seminário

O trabalho “Redução de Minério Laterítico a Partir da Utilização da Mistura de Combustíveis Sólidos e Líquidos”, da Unidade Niquelândia da Votorantim Metais, será exibido em um evento nacional de eficiência energética. O estudo tem uma metodologia para otimizar custos na geração de gases redutores para extração de níquel que, segundo a Votorantim, é inédita no mundo.

Estudo da Votorantim para substituir óleo por coque é apresentado em seminário

A iniciativa da companhia será apresentada no 35º Seminário de Balanços Energéticos Globais e Utilidades & 29º Encontro de Produtores e Consumidores de Gases Industriais, realizado de 13 a 15 de agosto, em São Paulo (SP).

O trabalho selecionado foi desenvolvido por meio de uma parceria entre a Diretoria de Tecnologia da Votorantim Metais e a área Via Seca da Unidade Niquelândia. Trata-se do mesmo estudo que deu origem ao projeto Coque 500, apresentado no 16º Prêmio de Excelência da Indústria Minero-Metalúrgica Brasileira, realizado em maio deste ano, em Belo Horizonte (MG).

“Essas conquistas colocam a Unidade Niquelândia em evidência tanto pelo seu empenho em inovar e melhorar processos, como também ressalta a dedicação e união de profissionais da Votorantim Metais, que estão fazendo a diferença. Isso mostra que a nossa Unidade cresce em todos os aspectos, incluindo o humano, sem o qual nenhuma empresa avança”, disse José Maximino Ferron, gerente-geral da Unidade Niquelândia da Votorantim Metais.

A inovação do trabalho, posteriormente denominado Coque 500, consiste em substituir uma parcela do óleo combustível 1A coque de petróleo moído, formando uma emulsão de óleo e coque, que é consumida nos queimadores das câmaras de combustão dos fornos, bem como é incorporado ao minério no topo do forno. Os testes do projeto Coque 500 tiveram início em 2006.

A substituição de óleo por coque chegou a 19% em 2008. Em parceria com a empresa Teccom, especialista em tecnologia para combustão, a Unidade Niquelândia melhorou o processo de mistura e, em julho de 2011, alcançou o resultado de 24% de substituição. Já em março de 2012, a empresa alcançou 30% de substituição. Segundo a Votorantim, o projeto já superou o planejado, com a marca de 39% em 2014.

A Unidade Niquelândia conseguiu economizar com a execução desse projeto R$ 292,5 mil em 2013. Para este ano, a expectativa é que a redução seja de R$ 1,7 milhão. Com os resultados alcançados, a Unidade Niquelândia solicitou o registro de patente ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).