Falta de diálogo atrapalha setor de mineração, diz presidente do CPRM

O presidente do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Esteves Colnago, afirmou, em entrevista para o Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), concedida ontem (17), que o principal obstáculo da mineração brasileira no momento é a falta de diálogo.
Falta de diálogo atrapalha setor de mineração, diz presidente do CPRM Falta de diálogo atrapalha setor de mineração, diz presidente do CPRM Falta de diálogo atrapalha setor de mineração, diz presidente do CPRM Falta de diálogo atrapalha setor de mineração, diz presidente do CPRM Falta de diálogo atrapalha setor de mineração, diz presidente do CPRM

Esteves Colnago

"O setor precisa aprender a dialogar como os diversos segmentos da sociedade, alguns antagônicos, para mostrar sua importância para geração de riqueza e desenvolvimento das regiões que possuem essa atividade", disse.

Colnago falou que o papel do CPRM é colaborar para o desenvolvimento do setor da mineração. "Esse é um dos principais compromissos na nossa instituição. É importante lembrar que, para realizar esse trabalho da melhor maneira possível e entregar à sociedade produtos e serviços de qualidade, passamos por um profundo processo de reestruturação que culminou com a atualização da nossa missão, valores e visão de futuro", declarou.

O CPRM prepara a divulgação do edital para a licitação dos projetos de fosfato Miriri, em Pernambuco e Paraíba; de carvão, em Candiota (RS); de cobre, em Bom Jardim (GO); e de cobre, zinco e chumbo, em Palmeirópolis (TO), durante o Simexmin, evento organizado pela Adimb, em Ouro Preto, que se inicia no domingo (20). "Nós vamos apresentar cada um desses  projetos para mostrar o potencial que eles têm aos investidores", afirmou.  

O presidente do CPRM afirmou que os "pesquisadores também estão avaliando o potencial mineral de algumas regiões no país para minerais estratégicos como lítio, no Vale do Jequitinhonha (MG)".  

Colnago destacou a importância da atividade minerário para o desenvolvimento socioeconômico do País. "É uma atividade que tem papel importante   porque além de gerar divisas ela emprega milhares de trabalhadores. Além disso, a sociedade precisa de bens minerais para seu desenvolvimento e bem-estar", disse.

Para ele, a expectativa é que o setor volte a crescer nos próximos anos. "Já temos sinais claros dessa tendência de recuperação", afirmou. As informações são do Ibram.

topics

loader