Mario Longhi é eleito siderúrgico do ano nos EUA

A Association for Iron & Steel Technology (AIST) homenageou o brasileiro Mario Longhi, presidente e CEO da US Steel, como o siderúrgico do ano. Ele receberá o prêmio AIST 2015 no dia 5 de maio na conferência AISTech em Cleveland, nos Estados Unidos.
Mario Longhi é eleito siderúrgico do ano nos EUA Mario Longhi é eleito siderúrgico do ano nos EUA Mario Longhi é eleito siderúrgico do ano nos EUA Mario Longhi é eleito siderúrgico do ano nos EUA Mario Longhi é eleito siderúrgico do ano nos EUA

A AIST, uma associação técnica com mais de 17.500 membros entre profissionais e estudantes, oferece o prêmio anualmente para homenagear executivos pelo seu impacto na indústria siderúrgica.

Longhi ingressou na US Steel em julho de 2012 como vice-presidente executivo e diretor de operações. Ele foi nomeado presidente e diretor de operações em junho de 2013 e eleito presidente e CEO em setembro do mesmo ano.

O executivo desenvolveu na companhia um projeto conhecido como Carnegie Way. A iniciativa rendeu US$ 575 milhões em economias operacionais em 2014, resultando no melhor desempenho financeiro da empresa em sete anos.

Longhi, que também está no comitê executivo da Associação Mundial do Aço, passou 23 anos na Alcoa, onde ingressou, em 1982, como superintendente de construção para a empresa da Refinaria Alumar, no Brasil. Após esse tempo na empresa, ele ficou por seis anos na Gerdau Ameristeel, servindo primeiro como presidente de 2005 a 2006 e, em seguida, adicionalmente, no papel de CEO de 2006 até 2011.

Durante sua carreira, ele também atuou como presidente, diretor e membro do comitê executivo da Associação de Fabricantes de Aço e como diretor do Instituto de Ferro e Aço americano.

Nascido em Tatuí, município de São Paulo, Longhi obteve o grau de bacharel em engenharia metalúrgica no Instituto Mauá de Tecnologia, também no estado, e em 2007 tornou-se um cidadão americano. Com informações do The Times.

loader